Esportes

Coritiba volta ao palco do acesso de 2019, onde tentará manter bom retrospecto recente contra o Vitória

Última derrota do Coxa para o rival foi em 2017, pela Série A. Triunfo no Barradão, em 2019, confirmou o acesso à elite

Guilherme
Guilherme Almeida
Coritiba volta ao palco do acesso de 2019, onde tentará manter bom retrospecto recente contra o Vitória
Em 2019, o atacante Wanderley foi o herói do acesso no Barradão (Foto: Reprodução/Coritiba)

21 de setembro de 2021 - 14:58 - Atualizado em 21 de setembro de 2021 - 15:35

Além da luta para continuar isolado na liderança da Série B, o Coritiba terá uma outra motivação para o duelo contra o Vitória, nesta quarta-feira (22), às 19h, no Estádio Barradão. No retorno ao palco do acesso de 2019, o Coxa tentará manter o tabu de quatro anos sem derrotas para o rival.

Até hoje, as equipes se enfrentaram 43 vezes na história, em partidas válidas pelas Séries A e B do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. A vantagem é do Coxa, que venceu 18 vezes, além de ter empatado outras 11 vezes. O Leão venceu em 14 ocasiões, a última em 2017.

Triunfo pela Série A

A última vez que o Vitória saiu com os três pontos enfrentando o Coritiba foi em 2017, pela 22ª rodada da Série A. Na ocasião, o zagueiro Kanu, já no segundo tempo, fez o gol do triunfo baiano.

(Créditos: Premiere)

Ao final daquela temporada, o Coxa seria rebaixado à Série B. O Leão ainda continuaria na elite em 2018, quando seria rebaixado, reencontrando o time alviverde na Série B de 2019, onde o Coxa teve seu triunfo mais memorável jogando em Salvador.

Dia inesquecível

Na última vez que duelaram no Estádio do Barradão, foi uma vitória inesquecível para a torcida coxa-branca. No dia 30 de novembro de 2019, pela última rodada daquela Série B, o Coritiba vencia o Vitória, de virada, por 2 a 1, e conquistava o acesso à elite do Campeonato Brasileiro.

O atacante Anselmo Ramon, no final do primeiro tempo, marcou o gol do time baiano, enquanto o atacante Wanderley, com dois gols na segunda etapa, foi o herói do acesso do Coxa naquela tarde.

(Créditos: SporTV/Premiere)

No primeiro turno desta Série B, o Coritiba voltou a levar a melhor sobre o Vitória, e venceu por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Waguininho, aos 34 minutos do primeiro tempo.

Provável escalação

Para a partida, o Coritiba terá o retorno do lateral-esquerdo Guilherme Biro que cumpriu suspensão na vitória contra o Vila Nova, na última rodada. Ele retorna ao time titular na vaga de Romário, que fez boa partida contra os goianos.

Em compensação, o Coxa não poderá contar com o zagueiro Luciano Castán, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Tigre, e agora, será desfalque. Será a primeira vez que ele desfalcará o elenco na competição. Wellington Carvalho entra em seu lugar.

Além dele, o Coxa também não terá o zagueiro Nathan Ribeiro, que testou positivo para covid-19, e cumpre isolamento, mesmo caso do lateral-esquerdo Angelo, que já tinha testado positivo antes da partida contra os goianos.

Com isso, uma provável escalação tem: Wilson; Natanael, Henrique, Wellington Carvalho e Guilherme Biro; Willian Farias, Val e Robinho; Igor Paixão, Waguininho e Léo Gamalho.

Vitória e Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira (22), às 19h, no Estádio Barradão, pela 25ª rodada da Série B. O Coxa lidera a competição, com 48 pontos, enquanto o Leão é o décimo sétimo, dentro da zona de rebaixamento, com 24 pontos.