O Coxa é o campeão paranaense de 2022. Diante de um Couto Pereira lotado, com 28 mil pessoas, o Verdão não deu chances ao rival, confirmou o favoritismo e voltou a levantar o caneco estadual, que não vinha desde 2017. Alef Manga, Léo Gamalho e Igor Paixão (2x), marcaram os gols do triunfo por 4 a 2 diante da valente equipe Tricolor, que fez grande campanha, mas não conseguiu seu primeiro troféu estadual. Alemão e Gui Sales fizeram os tentos do Tricolor da Cidade Canção.

Maior campeão do estado, esse foi o 39º título do Coxa na competição, o que aumenta ainda mais a distância para o maior rival, Athletico, que tem 26 títulos. Ferroviário com oito, Paraná Clube e Britânia, com sete e Londrina com cinco, fecham a lista de maiores vencedores do estadual.

Agora, o Coritiba volta as atenções para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. De volta à elite, o Coxa estreia no próximo domingo (10), às 11h, no Couto Pereira, diante do Goiás. Já o Maringá, entra em férias, pois não tem calendário para o segundo semestre. Em 2023, porém, o Dogão terá as disputas da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro.

CORITIBA 4 X 2 MARINGÁ

O jogo começou com o Coritiba pressionando. Inflamado pela festa da torcida, o Coxa tomou as ações. Logo aos cinco minutos, Léo Gamalho cabeceou e obrigou Dheimison a fazer grande defesa. O Verdão tinha espaços e buscava o ataque, assim como o Maringá, que em sua primeira chegada com perigo, abriu o placar.

Aos 15, Matheus Bianqui roubou a bola de Willian Farias, saiu em velocidade, invadiu a área e chutou no ângulo, sem chances para Alex Muralha. Aos 23, Alemão mandou uma bomba de fora da área, mas a bola caprichosamente explodiu no travessão.

Apesar da pressão adversária, o Coritiba não se abateu, e seguiu buscando jogo. Aos 30, Egídio finalizou de primeira, mas Ronald afastou em cima da linha. Na sequência, Henrique tentou de cabeça, mas parou no goleiro adversário. A equipe visitante ainda tentou, em em chutes de longe, mas o placar não foi mais alterado.

A segunda etapa começou como a primeira. Com o Coritiba pressionando. E, em sete minutos, o Coxa definiu a partida e o campeonato. No primeiro minuto, Alef Manga aproveitou a sobra do escanteio e encheu o pé, empatando a partida.

Aos quatro, Warley saiu em velocidade e cruzou para Igor Paixão, que livre, dominou e mandou para as redes, virando o placar.

O gol acabou com o psicológico do Maringá, que nervoso, passou a cometer erros bobos. Em um destes, aos sete, Igor Paixão entrou livre na área e teve calma para marcar o terceiro, levando o Couto Pereira ao delírio.

Após o terceiro gol, o Coxa passou a cadenciar a partida, à espera do apito final. O Maringá ainda descontou, mas Léo Gamalho fez o quarto do Verdão, com um chutaço de fora da área. Aos 45 minutos, o árbitro Lucas Paulo Torezin apitou pela última vez, para a festa da torcida alviverde! Coritiba, Campeão Paranaense de 2022!

Ficha Técnica
Campeonato Paranaense
Final – Partida de volta

Coritiba: Alex Muralha; Warley, Henrique e Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro 2ºT/33″); Wilian Farias (Guillermo de los Santos 2ºT/33″), Andrey e Thonny Anderson (Robinho 2ºT/28″); Igor Paixão, Alef Manga (Val 2ºT/33″) e Léo Gamalho (Clayton 2ºT/40″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Alef Manga (2ºT/01″); Igor Paixão (2ºT/03″ e 2ºT/07″); Léo Gamalho (2ºT/38″)
Cartões amarelos: 

Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Gustavo Vilar e Raphinha; João Denoni, Parrudo (Robertinho 2ºT/21″)e Matheus Bianqui; Mirandinha (Gui Sales 2ºT/31″), Felipe Saraiva e Alemão (David Ribeiro 2ºT/31″)
Técnico: Jorge Castilho
Gols: Matheus Bianqui (1ºT/15″); Gui Sales (2ºT/32″)
Cartões amarelos: Ronald (1ºT/21″)

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 03/04/2022
Horário:
 16h
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Quarto árbitro: Robson Babinski (PR)

3 abr 2022, às 18h00. Atualizado às 18h46.
Mostrar próximo post
Carregando