Futebol

Coritiba vence o Londrina por 3 a 1 e assume a liderança provisória do Campeonato Paranaense

Alef Manga, Luciano Castán e Léo Gamalho marcam os gols do grande triunfo do Coxa, que seca o Operário para se manter na ponta da competição; Douglas Coutinho anota o tento do Tubarão, que completa três jogos sem vencer no estadual

Guilherme
Guilherme Almeida
Coritiba vence o Londrina por 3 a 1 e assume a liderança provisória do Campeonato Paranaense
Alef Manga comemora um dos gols da vitória do Coritiba (Foto: Reprodução/Coritiba)

9 de fevereiro de 2022 - 20:58 - Atualizado em 9 de fevereiro de 2022 - 21:03

Na noite desta quarta-feira (09), Londrina Coritiba se enfrentaram, no Estádio do Café, pela sexta rodada do Campeonato Paranaense.

O Coxa fez uma de suas melhores apresentações da temporada. Dominante do início ao fim, praticamente não sofreu, e conseguiu sair com os três pontos, ao vencer o Tubarão por 3 a 1. O zagueiro Luciano Castán e os atacantes Alef Manga e Léo Gamalho marcaram para o Verdão, enquanto o também atacante Douglas Coutinho fez o tento da equipe da casa, que frustrou os 2.290 torcedores que compareceram ao duelo.

Com o resultado, o Coritiba assume a liderança provisória da competição, com 13 pontos, e agora seca o Operário, que enfrenta o São Joseense na quinta-feira (10), para se manter na ponta. Já o antes invicto Londrina, com a segunda derrota seguida, e o terceiro jogo sem vitória, cai para a sexta colocação, com 10 pontos.

Na próxima rodada, a sétima do Campeonato Paranaense, o Londrina enfrenta o Paraná Clube, na Vila Capanema, no próximo sábado (12), às 19h. Já o Coritiba, recebe o FC Cascavel, no domingo (13), às 18h30, no Couto Pereira.

LONDRINA 1 x 3 CORITIBA

O Coritiba começou a partida a milhão, e não demorou para abrir o placar. Logo aos quatro minutos, Alef Manga aproveitou lançamento de Luciano Castán e aproveitou a falha da zaga, para cortar outro marcador e finalizar para as redes, fazendo um belo gol no Estádio do Café.

O gol no início fez o Coxa dominar a partida. Melhor em campo, a equipe não demorou para ampliar o marcador. Se antes foi o garçom, agora foi a vez de Luciano Castán ser o artilheiro. Aos 17, o zagueiro aproveitou cruzamento de Egídio e cabeceou com força para as redes de Matheus Nogueira, que nada pôde fazer.

Apesar de estar melhor e com o jogo controlado, o Coritiba vacilou, e num erro, permitiu que o Londrina voltasse para a partida. Aos 27, Guillermo de los Santos afastou mal, Alex Muralha conseguiu salvar, mas Douglas Coutinho aproveitou o rebote e completou para as redes.

O Tubarão não soube aproveitar o bom momento para criar novas chances de perigo. E foi castigado com o terceiro gol do Coxa. Aos 43, Alef Manga descolou cruzamento na medida para Léo Gamalho, que não perdoou e mandou para o fundo das redes.

Diferentemente do primeiro tempo, a segunda etapa foi fraca tecnicamente e sem grandes emoções. Sem forças para reagir, o Londrina estava entregue, e apenas aguardava o final da partida para confirmar mais uma derrota no estadual.

O Coritiba, por sua vez, não conseguiu ser efetivo para ampliar a vantagem. Sem correr riscos, o técnico Gustavo Morínigo, que já havia promovido a estreia do volante Andrey, também aproveitou para estrear o meia Thonny Anderson, que veio por empréstimo do Red Bull Bragantino. Ambos, porém, não conseguiram mudar o panorama da partida. Nada, porém, que fizesse falta, pois a vitória por 3 a 1 já estava assegurada.

Ficha Técnica
Campeonato Paranaense
Sexta rodada

Londrina: Matheus Nogueira; Samuel Santos, Zé Pedro, Augusto e Eltinho; João Paulo e Jhonny Lucas (Gustavo Blanco 2ºT/24″), Marcelinho (Matheusinho 2ºT/24″); Mossoró (Léo Arthur 2ºT/36″), Caprini (Victor Daniel 2ºT/24″) e Douglas Coutinho (Salatiel 2ºT/43″)
Técnico: Vinicius Eutrópio
Gols: Douglas Coutinho (1ºT/27″)
Cartões amarelos: Caprini (2ºT/02″); Jhonny Lucas (2ºT/20″); Samuel Santos (2ºT/34″)

Coritiba: Alex Muralha; Val, Guillermo de los Santos, Luciano Castán e Egídio; William Farias, Andrey (Matheus Sales 2T/23″) e Régis (Thonny Anderson 2ºT/23″); Alef Manga (Guilherme Biro 2ºT/36″), Igor Paixão (Biel 2ºT/43″) e Léo Gamalho (Luizão 2ºT/36″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Alef Manga (1ºT/04″); Luciano Castán (1ºT/17″); Léo Gamalho (1ºT/43″)
Cartões amarelos: Val (1ºT/38″); Régis (2ºT/22′); Thonny Anderson (2ºT/34″)

Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data: 09/02/2022
Horário:
 19h
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
Assistentes: Andrey Luiz de Freitas (PR) e Leandro Polli Glucoski (PR)