Na noite desta segunda-feira (09), Avaí Coritiba, se enfrentaram, na Ressacada, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Foi um bom jogo em Florianópolis. As equipes apresentaram muita movimentação e disposição, e fizeram jus ao bom início de campeonato. Quem sorriu, porém, foi a equipe da casa, que contou com dois gols de pênalti para virar a partida e vencer por 2 a 1. Guilherme Bissoli e Muriqui anotaram os gols do Leão da Ilha, enquanto Igor Paixão fez o do Coxa, que foi guerreiro, mas não conseguiu voltar para Curitiba com o resultado positivo.

O resultado, que representou a quebra de um tabu de 44 anos sem vencer o rival na Ressacada, pela Série A do Campeonato Brasileiro, faz o Avaí dar um salto na tabela, e dá sequência ao ótimo momento vivido na competição, alcançando o terceiro lugar, com dez pontos, naquele que é seu melhor início da história em uma Série A. Já o Coritiba, volta a perder após duas rodadas, e fica no 10º lugar, com sete pontos.

Na próxima rodada, a sexta da competição, o Avaí novamente atuará diante de sua torcida, na Ressacada, contra o Juventude. A partida será no domingo (15), às 18h. No mesmo dia, mas às 17h30, o Coritiba receberá o América-MG, no Couto Pereira.

Antes, porém, o Coxa tem o duelo decisivo contra o Santos, na quinta-feira (12), às 21h30, na Vila Belmiro, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. A equipe alviverde tem a vantagem de jogar pelo empate, após a vitória por 1 a 0 no Couto Pereira.

AVAÍ 2 X 1 CORITIBA

O Coritiba começou a partida mostrando seu ritmo de jogo característico. A equipe alviverde se impôs, e teve boa oportunidade logo aos quatro minutos. Fabrício Daniel tabelou com Léo Gamalho e finalizou da entrada da área, obrigando Douglas a fazer grande defesa.

O Avaí só conseguiu responder aos 18, em chute de Muriqui, que parou em Alex Muralha. A equipe da casa teve outra boa oportunidade aos 29. Morato cortou a marcação e chutou forte, da entrada da área. O arqueiro do Coxa voou e mandou para escanteio.

Porém, a intensidade apresentada pelas equipes nos primeiros 30 minutos não foi mais vista na parte final do primeiro tempo, e tanto Avaí quanto Coritiba não conseguiram mais criar chances de perigo. Andrey até arriscou em chute de longe, mas Douglas fez defesa tranquila, garantindo o placar fechado na primeira etapa.

O Avaí começou a segunda etapa buscando jogo, e rondando a área do Coritiba. A equipe azurra, porém, não conseguiu converter a leve superioridade em gol, e foi castigada aos seis minutos. Egídio finalizou, Douglas defendeu mas rebateu a bola em Igor Paixão, que só encostou nela e abriu o placar na Ressacada.

A resposta do Avaí foi imediata. Aos nove, Muriqui recebeu de frente para o gol e finalizou, mas a bola caprichosamente explodiu na trave de Alex Muralha. Os catarinenses continuaram pressionando, e foram premiados com o empate.

Aos 16, Muriqui saiu em velocidade e foi derrubado dentro da área por Egídio. O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes não pestanejou e anotou a penalidade máxima. Guilherme Bissoli, emprestado pelo rival Athletico foi para a cobrança e mandou no meio do gol, sem chances para Alex Muralha, que pulou para à esquerda.

O gol deixou a partida ainda mais aberta. Aos 23, Igor Paixão arriscou de longe, tirando tinta da trave. No lance seguinte, o Avaí conseguiu chegar a virada. Guilherme Bissoli foi derrubado por Henrique dentro da área. A arbitragem novamente marcou a penalidade. Desta vez, porém, Muriqui foi para cobrança e mandou com categoria, no canto direito de Alex Muralha, que desta vez foi para o canto esquerdo.

A virada fez o técnico Gustavo Morínigo ativar o “modo desespero”, promovendo as saída de Robinho e Léo Gamalho, que diferentemente da vitória contra o Fluminense, desta vez não conseguiu ser decisivo. As alterações, porém, não surtiram efeito, e o Coritiba não conseguiu mudar o panorama da partida. O Avaí, por sua vez, apenas controlou o tempo, para conquistar mais uma importante vitória na competição.

Ficha Técnica
Série A
Quinta rodada

Avaí: Douglas; Kevin, Bressan, Arthur Chaves, Bruno Cortez; Raniele, Bruno Silva e Eduardo (Jean Pyerre 2ºT/11″); Muriqui (William Pottker 2ºT/30″), Morato (Renato 2ºT/40″) e Guilherme Bissoli (Rômulo 2ºT/40″)
Técnico: Eduardo Barroca
Gols: Guilherme Bissoli (2ºT/16″); Muriqui (2ºT/27″)
Cartões amarelos: William Pottker (2T/31″); Jean Pyerre (2ºT/44″)

Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Luciano Castán, Henrique, Egídio (Guilherme Biro 2ºT/41″); Willian Farias, Andrey (Adrián Martinez 2ºT/41″) e Robinho (Régis 2T/28″); Igor Paixão, Fabrício Daniel (Alef Manga 2ºT/11″) e Léo Gamalho (Clayton 2ºT/28″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Igor Paixão (2ºT/06″)
Cartões amarelos: Henrique (2ºT/26″); Matheus Alexandre (2ºT/32″); Alef Manga (2ºT/44″)

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 09/05/2022
Horário:
 20h30
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Quarto árbitro: Diego da Costa Cidral (SC)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

9 maio 2022, às 22h03. Atualizado às 22h14.
Mostrar próximo post
Carregando