A briga entre torcedores no clássico Athletiba, válido pela oitava rodada do Campeonato Paranaense, custou caro para Coritiba e Athletico. Os rivais foram julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), na noite de segunda-feira (14), e punidos pelos incidentes nas arquibancadas do Couto Pereira.

Mandante da partida, o Coxa foi multado em R$ 50 mil, além da perda de um mando de campo. Já o Furacão, foi multado em R$ 70 mil e também um mando de campo. A decisão cabe recurso, que deverá ser requerido pelos clubes.

A pena não poderá ser aplicada nos jogos de Coritiba e Athletico no próximo final de semana, pois o Regulamento Geral de Competições prevê um prazo de 10 dias entre a notificação à Federação Paranaense de Futebol e o jogo em que a penalidade será cumprida.

Penas

Coritiba e Athletico foram julgados em diferentes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Coxa foi inocentado no artigo 211 (“deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia”) e no 191-3 (“Deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição”).

Os clubes foram condenados no artigo 213 (“deixarem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir confusões no estádio além do lançamento de objetos no campo”), o que levou o TJD-PR a definir as penas.

Cenas lamentáveis

briga entre torcedores ocorreu aos 21 minutos do primeiro tempo do Athletiba, logo após o Athletico ter aberto o placar, em gol de Léo Cittadini, posteriormente anulado pela arbitragem.

confusão foi na divisória das duas torcidas. Torcedores do Athletico conseguiram derrubar uma das grades de proteção e quase invadiram o setor onde estavam os torcedores do Coritiba. A segurança da partida era feita apenas por seguranças particulares.

Polícia Militar demorou a entrar no estádio para conter a confusão, e somente após seis minutos de paralisação, o jogo entre Coritiba e Athletico voltou a poder ser disputado.

15 mar 2022, às 00h32. Atualizado às 00h36.
Mostrar próximo post
Carregando