Futebol

Acabou a espera! CRB perde para o Brusque e Coritiba confirma o acesso à Série A

Alagoanos perdem para os catarinenses por 1 a 0 e confirmam o acesso do Coxa, que retorna à Série A apenas um ano após a queda

Guilherme
Guilherme Almeida
Acabou a espera! CRB perde para o Brusque e Coritiba confirma o acesso à Série A
Coxa está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro (Foto: Reprodução/Coritiba)

15 de novembro de 2021 - 18:38 - Atualizado em 15 de novembro de 2021 - 19:01

Comemore, torcedor coxa-branca! O Coritiba está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro! O acesso, que já estava praticamente definido após a vitória de ontem (14), por 2 a 1 contra o Brasil de Pelotas, no Couto Pereira, pela 36ª rodada da Série B, foi matematicamente confirmado no final da tarde desta segunda-feira (15), após a derrota do CRB por 1 a 0 contra o Brusque.

Com isso, menos de um ano após a queda, o Coxa retorna a elite do futebol nacional, e com duas rodadas de antecedência. Com 64 pontos, o Verdão não pode mais ser alcançado por nenhuma equipe de fora do G4. A briga agora será pelo título, juntamente com o Botafogo, que tem 66 pontos e também garantiu o acesso hoje, com a vitória sobre o Operário.

Campanha irretocável

O acesso reitera a grande campanha do Coritiba na Série B, e vem para coroar o grande desejo do ex-presidente Renato Follador, que faleceu em julho deste ano. E, também, para colocar na história um elenco que começou a competição pressionado, após a eliminação na primeira fase do Campeonato Paranaense.

O técnico Gustavo Morínigo quase foi demitido após o vexame no estadual, mas ele foi bancado pela direção, que sempre teve confiança no comandante, que recentemente alcançou a meta de 58 jogos no comando do clube, maior número dos últimos oito anos.

O Coritiba começou a campanha com uma vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, no Couto Pereira. No entanto, o clube demorou a engrenar na competição, e só o fez a partir da vitória contra o Vila Nova, na quinta rodada. Após este jogo, o Coxa engatou dez jogos de invencibilidade, entrou no G4 e não saiu mais.

A liderança foi assumida na 17ª rodada, após a vitória contra o Brasil de Pelotas, fora de casa. O Coxa se manteve na posição também por dezessete partidas consecutivas, e passou a vislumbrar não somente o acesso, mas também o título.

Em campo, uma escalação que a torcida do Coritiba sabe de cor: Wilson; Natanel, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias, Val, Robinho e Rafinha; Waguininho, Léo Gamalho e Igor Paixão.

Formação essa que conquistou 18 vitórias, 10 empates e foi derrotado em apenas oito jogos, marcando 47 gols, com o terceiro melhor ataque da Série B; e sofrendo 31 tentos, com a segunda melhor defesa do campeonato, o que totaliza 59,3% de aproveitamento e o artilheiro da competição, Léo Gamalho, com 16 bolas na rede.

Agora, o Coritiba terá mais duas partidas para tentar buscar o tricampeonato da Série B. O próximo desafio será no domingo (21), às 19h, contra o CSA, novamente no Couto Pereira, que certamente estará lotado e pronto para ver mais uma festa da torcida que nunca abandona! Parabéns, Coxa!!!