Futebol

Corinthians defende tabu de 15 anos contra o Fortaleza

Gazeta
Gazeta Esportiva

25 de agosto de 2020 - 06:00 - Atualizado em 25 de agosto de 2020 - 06:30

Depois de ganhar uma sequência de dias sem jogos, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), quando enfrenta o Fortaleza. Contra o adversário desta quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão defende um tabu de 15 anos sem derrota.

A última vez que o Corinthians acabou derrotado pela equipe cearense foi em 2005, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Fortaleza venceu por 2 a 1 no Pici. O centroavante Jô, hoje um dos mais experientes do elenco alvinegro, esteve em campo naquela partida, quando era ainda uma grande promessa do clube, com 18 anos.

Desde então, as equipes se reencontraram mais nove vezes, com ampla vantagem para o Corinthians. Foram oito vitórias alvinegras, além de um empate. Vale lembrar que houve um hiato de mais de 10 anos sem confrontos, já que o Fortaleza só voltou para a Série A em 2019, quando o Timão venceu as duas partidas pelo Brasileiro.

Além de jogos pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro, nestes 15 anos, Corinthians e Fortaleza se encontram também pela Copa do Brasil e pela Série B, em 2008. O Timão levou a melhor em todos esses confrontos, com vitórias por 2 a 1 e 2 a 0, pelo torneio mata-mata, e por novo 2 a 0 e 3 a 1, pela segunda divisão.

Para a partida desta quarta-feira, Corinthians e Fortaleza chegam em momentos semelhantes. Depois de uma maratona de jogos desde que as competições voltaram, as duas equipes tiveram uma semana sem jogos, com período maior de descanso. Além disso, ambos os times vem de vitória por 3 a 1 na última rodada. O Timão bateu o Coritiba em Itaquera, enquanto o Tricolor do Pici venceu o Goiás fora de casa.

Na tabela de classificação, os dois aparecem com quatro pontos somados. O Corinthians, que tem um jogo a menos, aparece em 14ºlugar, enquanto o Fortaleza é o 16º colocado.