Futebol

Conheça o União, clube que volta à primeira divisão do Paranaense

Equipe beltronense fecha a série especial do RIC Mais sobre os 12 participantes do Estadual deste ano

Johan
Johan Gaissler
Conheça o União, clube que volta à primeira divisão do Paranaense
Apresentação do grupo que disputará a competição pelo União. (Foto: Reprodução/Instagram)

22 de janeiro de 2022 - 22:33 - Atualizado em 22 de janeiro de 2022 - 22:33

O Clube Esportivo União (CEU), de Francisco Beltrão, volta à primeira divisão do Campeonato Paranaense nesta temporada. A edição de 2022 terá dois clubes do sudoeste paranaense: além do CEU, há o Azuriz, que joga em Pato Branco. Conheça a equipe beltronense, que fecha a série especial do RIC Mais sobre os 12 participantes do Estadual deste ano.

Na temporada passada, o União foi vice-campeão da segunda divisão do Paranaense, chegando à final contra o São Joseense. A segunda colocação garantiu o acesso do clube à elite do futebol do estado.

Elenco

O União permanece com o comando técnico de Rafael Andrade, responsável pelos acessos em 2019 e 2021. Os atletas que fazem parte do plantel da equipe do Sudoeste do Paraná são os seguintes:

Goleiros: Fernando Nunes, Flay e Matheus

Laterais: Gabi, Hiaguinho, Guimarães, João Paulo, Rafael, Albino e Neguin

Zagueiros: Dadalt, Fandinho, Chapecó, Márcio Júnior e Alemão

Meias: Artur Cavalo, Flávio, Giba, Barreto, Raian, Marcos Paraná, Nelsinho, Patrick Data, Sato, Tibagi e Kaká

Atacantes: Dieguinho, Guzman, Jardeu, Marlinho, Murilo e Tanque

O clube

O Clube Esportivo União, de Francisco Beltrão, foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1956. Onze anos depois, o clube entrou para o profissionalismo pela primeira vez. Após participações nas divisões de acesso e principal nas décadas seguintes, o União disputou a terceirona do Paranaense em 1993, última competição jogada antes de uma paralisação de 23 anos.

O clube voltou ao futebol profissional em 2016, e disputou a primeira divisão nos anos de 2018 e 2020, sendo rebaixado nas duas ocasiões. O clube volta à elite na temporada 2022.

Estrutura

O União manda seus jogos no Estádio Anilado, que pertence à Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão e fica localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida. A capacidade é de 5.438 torcedores e torcedoras.

Além do CEU, outros clubes da cidade também mandam jogos no local. Na década de 60, o estádio tinha arquibancadas em madeira, que foram pintadas de azul, uma das cores do clube, que também tem branco. Isso fez com que a torcida apelidasse o estádio de Anilado.

Estádio Anilado, em Francisco Beltrão. (Foto: Divulgação/Site)

Mascote

Chico Posseiro nasceu de uma ideia da diretoria do clube, em 2018, de dar um mascote ao União. Nas redes sociais, a torcida enviou sugestões e o departamento de marketing escolheu dois finalistas. Após votação popular, foi definida a escolha, que tem referência ao nome do município e à Revolta dos Posseiros de 1957, que marcou a colonização do Sudoeste do Paraná.

Chico Posseiro, mascote do União. (Foto: Divulgação/Site)

Tabela no Paranaense 2022

  • 1ª rodada – Operário x União
  • 2ª rodada – FC Cascavel x União
  • 3ª rodada – União x Coritiba
  • 4ª rodada – União x Cianorte
  • 5ª rodada – Athletico x União
  • 6ª rodada – Azuriz x União
  • 7ª rodada – União x Rio Branco
  • 8ª rodada – Londrina x União
  • 9ª rodada – União x Maringá
  • 10ª rodada – Paraná x União
  • 11ª rodada – União x São Joseense