Futebol

Conheça a história do Londrina, atual campeão paranaense e uma das maiores forças do estado

Clube venceu o estadual do ano passado em final contra o FC Cascavel

Johan
Johan Gaissler
Conheça a história do Londrina, atual campeão paranaense e uma das maiores forças do estado
Londrina é o atual campeão estadual (Foto: Ricardo Chicarelli/ Londrina EC)

16 de janeiro de 2022 - 23:22 - Atualizado em 16 de janeiro de 2022 - 23:22

O Londrina é o atual campeão paranaense. O torneio do ano passado, estendido até o segundo semestre por causa da pandemia da Covid-19, foi vencido nos pênaltis pela equipe em uma final interiorana, contra o FC Cascavel. Conheça na sequência a história do LEC, uma das maiores forças do estado, na série especial do RIC Mais sobre os 12 clubes do Campeonato Paranaense. O último clube destaque foi o FC Cascavel, atual vice campeão.

As principais conquistas do clube são cinco títulos estaduais, um título da Série B do Campeonato Brasileiro, em 1980 e um título da Primeira Liga, em 2017. O Londrina disputa a segunda divisão do futebol nacional e, na última temporada, a permanência foi definida na última rodada.

Elenco

Para a temporada 2022, o clube anunciou no final do ano passado a contratação do técnico Vinícius Eutrópio. O plantel do clube, até o dia 16 de janeiro, tem os seguintes atletas, de acordo com o site oficial do clube.

Goleiros: Maltos

Laterais: Felipe Vieira

Zagueiros: Augusto, Lucas Costa, Saimon e Zé Pedro

Meias: Jean Henrique, Jhonny Lucas, Luan Marchiori, Pedro Cacho e Mossoró

Atacantes: Caprini, Juan Matos, Marcelinho, Salatiel e Victor Daniel

O clube

O Londrina Esporte Clube foi fundado no dia 5 de abril de 1956 após os irmãos José Luciano e Luiz de Andrade, fundadores do Nacional de Rolândia, verem o clube enfrentar o Vasco da Gama. Em uma discussão, surgiu o questionamento: “Se Rolândia pode pode ter uma equipe capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade, por que não poderia acontecer o mesmo em Londrina?”.

Assim, José Luciano de Andrade, Wallid Kauss, Pietro Calloni e Paulo Schmidt fundaram o então Londrina Futebol Clube, que depois passaria a se chamar Londrina Esporte Clube, ou LEC, de forma abreviada.

O LEC tem cinco títulos do Campeonato Paranaense: 1962, 1981, 1992, 2014 e 2021.

Estrutura

O Estádio Vitorino Gonçalves Dias, conhecido como VGD, foi construído em 1947, tem capacidade para cerca de 10 mil pessoas e é o centro administrativo do Londrina. Antiga propriedade da prefeitura da cidade, passou a ser patrimônio do Londrina a partir do ano de 1990.

Estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD. (Foto: Divulgação/Site)

O clube manda seus jogos no Estádio do Café, que tem capacidade para 30 mil torcedores e torcedoras. A estrutura tem um formato de ferradura, e foi construída às pressas do Londrina disputar a elite do futebol nacional, nos anos 70.

O estádio pertence à Prefeitura de Londrina e está localizado na região norte da cidade, estando a quatro quilômetros do Centro e ao lado do Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Estádio do Café
Estádio do Café seguirá sendo a casa do Londrina em 2022 (Foto: Divulgação/Londrina EC)

O futebol do Londrina tem gestão e consultoria da SM Sports, empresa de Sérgio Malucelli e Juan Figer. O LEC treina no CT que fica na cidade e pertence ao grupo, cuja estrutura conta com quatro campos de futebol oficiais, um campo de suíço, quadra de areia, piscina semi olímpica, academia, clínica de fisioterapia e alojamento para hospedar até 80 atletas.

CT da SM Sports, em Londrina. (Foto: Reprodução/YouTube)

Mascote

O Tubarão é o mascote do clube e o termo começou a ser utilizado em 1976, após o jornalista Victor Grein Neto publicar nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná que o Londrina “engoliria” todos os adversários do Campeonato Paranaense daquele ano.

A história, porém, tem outra versão. O radialista Rubens Fernando Cabral também teria criado o apelido após uma sequência de vitórias do clube.

Tubarão, o mascote do Londrina. (Foto: Divulgação/Site)

Tabela no Paranaense 2022

  • 1ª rodada – Londrina x Maringá
  • 2ª rodada – Londrina x São Joseense
  • 3ª rodada – Azuriz x Londrina
  • 4ª rodada – Londrina x Athletico
  • 5ª rodada – FC Cascavel x Londrina
  • 6ª rodada – Londrina x Coritiba
  • 7ª rodada – Paraná x Londrina
  • 8ª rodada – Londrina x União
  • 9ª rodada – Operário x Londrina
  • 10ª rodada – Rio Branco x Londrina
  • 11ª rodada – Londrina x Cianorte