Futebol

Cianorte entra no Campeonato Paranaense 2022 disposto a melhorar o retrospecto da última temporada

Repleto de jogadores experientes, entre eles o volante Ralf, Leão do Vale tentará se reafirmar como uma das forças do interior no estadual

Guilherme
Guilherme Almeida
Cianorte entra no Campeonato Paranaense 2022 disposto a melhorar o retrospecto da última temporada
Leão do Vale tentará fazer grande campanha em 2022 (Foto: Reprodução/Cianorte)

13 de janeiro de 2022 - 12:00 - Atualizado em 13 de janeiro de 2022 - 12:02

O Cianorte entra no Campeonato Paranaense de 2022 disposto a se manter como uma das forças do interior do estado. A equipe, que historicamente sempre costuma incomodar na competição, tem como objetivo alcançar voos ainda mais altos na atual temporada. Confira no especial desta quinta-feira (13), produzido pelo Portal RICMais, como o Leão do Vale chega para o estadual.

O Leão do Vale tentará melhorar o retrospecto apresentado na última temporada, na qual terminou a fase de classificação na quarta colocação, mas foi eliminado logo nas quartas de final, pelo campeão Londrina. O Campeonato Paranaense 2022 servirá para o Cianorte montar a base da equipe, que ainda terá pela frente as disputas da Copa do Brasil e da Série D.

O objetivo do Cianorte é alcançar, pelo menos, a semifinal do estadual, o que garantiria vagas na Copa do Brasil e na Série D da próxima temporada, embora o Leão do Vale tenha como meta principal, lutar pelo acesso à Série C em 2022.

O elenco

A equipe contratou 17 reforços para a disputa do estadual. O principal deles, sem dúvida nenhuma, o volante Ralf, 37 anos, campeão do Mundo pelo Corinthians, clube pelo qual é ídolo. O jogador, anunciado em novembro, foi o primeiro atleta contratado para a temporada de 2022 e será a principal referência da equipe.

Ralf é a principal contratação do Cianorte para a temporada (Foto: Reprodução/Cianorte)

O elenco do Cianorte destaca-se pela predominância de atletas experientes. Além de Ralf, o goleiro Gleibson, de 34 anos, e que veio do Manaus; o zagueiro Phillip, 30 anos, que também estava na equipe manauara; e o atacante Anderson Cavalo, 35 anos, que estava no São Bento-SP também aparecem como as principais esperanças da equipe.

O comandante

Ficará a cargo de João Burse, 39 anos, comandar o Leão do Vale na disputa do Campeonato Paranaense 2022. E o comandante conhece bem o clube, afinal, irá para sua terceira temporada no cargo, o que o torna o segundo treinador mais longevo do país, atrás apenas de Chiquinho Viana, do São Raimundo-RR, que está no clube desde 2013.

João Burse é um dos treinadores há mais tempo em uma equipe no país (Foto: Diego Menegon/Cianorte)

Na última temporada, o treinador comandou o Cianorte em 33 partidas, com 11 vitórias, 13 empates e nove derrotas. Apesar da campanha no estadual não ter sido das melhores, o Leão do Vale fez uma boa Copa do Brasil, eliminando Paraná Clube e Santa Cruz nas duas primeiras fases, e sendo superado apenas na terceira fase, pelo Santos. Na Série D, o Leão do Vale eliminou o FC Cascavel na segunda fase, mas foi eliminado nas oitavas de final pela Aparecidense-GO, que viria a ser campeã do torneio.

O estádio

O Estádio Albino Turbay seguirá sendo a casa do Cianorte nesta temporada. Com capacidade para 2.500 pessoas, a expectativa é de que o Leão do Vale siga fazendo do local um “alçapão”, e que consiga bons resultados diante de sua torcida.

Albino Turbay é o alçapão do Cianorte (Foto: Reprodução/Paraná Clube)

Nos últimos anos, o local se acostumou a receber grandes jogos de nível nacional, como contra Internacional e Santos, nas Copa dos Brasil de 2018 e 2021; e também pela Série D, competições que a equipe está habituada a disputar.

Preparação

A pré-temporada do Cianorte começou no dia 6 de dezembro. Após as primeiras semanas terem sido para aperfeiçoar a parte física, o Leão do Valedisputou três partidas preparatórias para o estadual. Foram dois duelos contra o Maringá e um contra o FC Cascavel. Curiosamente, os três jogos acabaram empatados. Ainda não há previsão de outros jogos preparativos antes do Campeonato Paranaense 2022 começar.

Cianorte empatou contra o FC Cascavel, em jogo treino no último dia 8 de janeiro (Foto: Reprodução/Cianorte)

O Cianorte fará o jogo de abertura do estadual, contra o Coritiba, no próximo sábado (22), às 16h, no Couto Pereira.