Futebol

FPF divulga tabela do Campeonato Paranaense de 2022

Tabela foi divulgada pela entidade no final da tarde desta terça-feira (23); destaque fica por conta do clássico entre Athletico x Paraná Clube logo na primeira rodada, além de Coritiba x Cianorte, que fazem o jogo de abertura

Guilherme
Guilherme Almeida
FPF divulga tabela do Campeonato Paranaense de 2022
Campeonato Paranaense começará no final de semana (Foto: Divulgação/FPF)

23 de novembro de 2021 - 20:58 - Atualizado em 23 de novembro de 2021 - 21:05

A Federação Paranaense de Futebol (FPF), divulgou, no final da tarde desta terça-feira (23), a tabela do Campeonato Paranaense de 2022. Com isso, as 12 equipes participantes conheceram os seus caminhos na competição.

Coritiba x Cianorte fazem o jogo de abertura da competição, no dia 22 de janeiro, um sábado às 16h, no Couto Pereira. O destaque, porém, fica por conta do clássico entre Athletico x Paraná Clube, no domingo (23), na Arena da Baixada, também às 16h.

Os demais jogos da primeira rodada são os seguintes: São Joseense x Azuriz, Londrina x Maringá, FC Cascavel x Rio Branco e Operário x União Beltrão.

O clássico Athletiba está marcado para a oitava rodada, no dia 16 de fevereiro, uma quarta-feira, às 20h, no Couto Pereira. Já o clássico Paratiba será na rodada seguinte, a nona, na Vila Capanema, no domingo (20), às 16h. (Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense de 2022 no site da FPF). A final está agendada para o dia 03 de abril, com 17 datas reservadas para a disputa.

Fórmula mantida

A fórmula de disputa do Campeonato Paranaense de 2022 será a mesma dos últimos anos, após decisão unânime. As 12 equipes participantes se enfrentam em turno único, totalizando onze rodadas. Os oito primeiros colocados avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados à Divisão de Acesso.

mata mata continua da mesma forma. As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, nas quartassemi final, sempre com o time de melhor campanha decidindo em casa.

Homenagem a Renato Follador

Também ficou definido que o troféu do Campeonato Paranaense de 2022 levará o nome de Renato Follador. Será uma forma póstuma de homenagear o ex-presidente do Coritiba, que faleceu por complicações da Covid-19, em julho.

Em outras edições do estadual, quando a fórmula de disputa era em dois turnosoutras personalidades do futebol paranaense foram homenageadas, como Dirceu Krüger, ídolo do CoritibaBarcímio Sicupira, ídolo do Athletico; e Caio Júnior, ídolo do Paraná Clube.