Futebol

Azuriz vai para o segundo Paranaense com menos de quatro anos de fundação

Clube chegou às quartas de final no ano passado e tem um objetivo: ser o maior clube formador do país até 2030

Johan
Johan Gaissler
Azuriz vai para o segundo Paranaense com menos de quatro anos de fundação
Azuriz levantou a taça da segunda divisão do Paranaense na temporada 2020. (Foto: Arthur Chociai/Azuriz)

12 de janeiro de 2022 - 22:08 - Atualizado em 13 de janeiro de 2022 - 14:21

O Azuriz, clube com sede em Marmeleiro e que manda seus jogos em Pato Branco, vai para a segunda temporada seguida disputando a divisão principal do Campeonato Paranaense. A equipe, fundada em fevereiro de 2018, tem um objetivo muito claro: ser o maior clube formador do Brasil até 2030. Confira na sequência como vem a equipe na série especial do RIC Mais sobre os 12 participantes do Estadual, iniciada pelo Athletico.

Na primeira participação na elite do estado, o Azuriz conseguiu uma classificação para a fase de mata-mata, sendo eliminado nas quartas de final para o Operário. Um ano antes, em 2020, o clube foi campeão da divisão de acesso do Paranaense.

O clube

O Azuriz Futebol Clube é resultado de um clube formado por investidores que pertencem ao grupo LifePro, que tem clientes atletas como os laterais Marcelo, do Real Madrid, e Danilo, da Juventus.

A atual gestão do clube é composta pelo presidente, Pedro Weber, e vice-presidente, Robson Ramos. A formação dos atletas tem o comando de Elieser Livinalli, que, no clube, tem a função de coordenador metodológico.

A visão do Azuriz é, até 2030, ser o clube brasileiro com maior reconhecimento quando o assunto for formação e revelação de jogadores.

O elenco

O clube irá revelar o elenco para a temporada nesta quinta-feira (13).

O Azuriz já levou atletas a grandes clubes como Palmeiras, nos casos de Mário Lucas e Lourenço; e Flamengo, nos casos de Luiz Melo e Lucas Gabriel.

Estrutura

O Centro de Treinamento Gralha Azul, em Marmeleiro, no Sudoeste do Paraná, foi inaugurado em 2018. O complexo conta com quatro campos oficiais, um campo de futebol 7, centro de fisioterapia e atendimento médico, alojamento para hospedar 64 atletas, refeitório, além de quadras de tênis e vôlei de praia.

Centro de Treinamento em Marmeleiro. (Foto: Reprodução/YouTube)

O clube manda seus jogos em Pato Branco, em uma parceria com a prefeitura da cidade, no Estádio Municipal Os Pioneiros. O estádio passa por adequações e terá arquibancadas modulares, ampliando a capacidade para até oito mil pessoas. Será o primeiro Campeonato Paranaense da primeira divisão que os torcedores poderão assistir presencialmente aos jogos do Azuriz.

Estádio Os Pioneiros sem arquibancadas modulares. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pato Branco)

Mascote

Azure Jay é o nome dado para a gralha azul que tem as cores do e que inspirou o nome do clube. De acordo com o site oficial do Azuriz, a ave é um sinônimo de boas práticas à equipe.

Azure Jay, mascote do clube. (Foto: Reprodução/Site)

Tabela no Paranaense

Os compromissos do Azuriz na primeira fase do campeonato são os seguintes:

  • 1ª rodada – São Joseense x Azuriz
  • 2ª rodada – Paraná Clube x Azuriz
  • 3ª rodada – Azuriz x Londrina
  • 4ª rodada – Azuriz x Maringá
  • 5ª rodada – Cianorte x Azuriz
  • 6ª rodada – Azuriz x União
  • 7ª rodada – Azuriz x Athletico
  • 8ª rodada – Rio Branco x Azuriz
  • 9ª rodada – Azuriz x FC Cascavel
  • 10ª rodada – Azuriz x Coritiba
  • 11ª rodada – Operário x Azuriz

As oito melhores equipes desta fase avançam para as quartas de final. As duas últimas são rebaixadas para a divisão de acesso.