Na noite desta quarta-feira (23), Athletico Palmeiras se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela partida de ida da Recopa Sul-Americana 2022.

Furacão e Verdão fizeram um confronto movimentado na Arena da Baixada, com muita disposição e chance de gols para ambos os lados. Com tamanha igualdade, o resultado mais justo seria o empate, e foi o que aconteceu. Thiago Heleno e Marlos, na sua estreia pelo clube, marcaram para o Rubro-Negro, enquanto Jailson e Rafael Veiga, com pênalti, no último lance de partida, anotaram os tentos dos paulistas, que aumentaram a sequência invicta diante dos paranaenses.

Com o resultado, a decisão do título da Recopa Sul-Americana fica para a semana que vem. A conta é simples. Athletico e Palmeiras precisam vencer para ficar com a taça. Em caso de novo empate, a decisão vai para a prorrogação, e persistindo a igualdade, para as penalidades máximas. Lembrando que não há vantagem de gol marcado fora de casa.

As equipes voltam a duelar na próxima quarta-feira (02), às 21h30, desta vez no Allianz Parque, para definir quem ficará com o inédito título da Recopa Sul-Americana e a premiação de 1,6 milhão de dólares (R$ 8,32 milhões).

ATHLETICO 2 X 2 PALMEIRAS

A partida começou com o Palmeiras tomando as iniciativas. Logo aos três minutos, Atuesta fez grande jogada individual, invadiu a área, cortou a marcação e finalizou. Santos fechou o ângulo e conseguiu fazer a defesa. Após o susto inicial, o Athletico colocou a bola no chão e passou a controlar a partida, buscando espaços para atacar.

Com mais posse de bola, o Furacão foi para cima do Verdão, e na primeira chance efetiva, abriu o placar. Aos 21, David Terans aproveitou cobrança de escanteio e o desvio dentro da área para completar para as redes. A arbitragem, incialmente, marcou impedimento, mas após checagem do VAR, o gol foi confirmado.

O Palmeiras não se abateu, e partiu para cima. Aos 26, Rony recebeu cruzamento de Dudu e finalizou, na pequena área, mas parou em Santos. No lance seguinte, os paulistas conseguiram o empate. Jailson aproveitou rebote, após chute de Dudu e desvio em Abner, e mandou de primeira, um chutaço, no ângulo do arqueiro athleticano, que nada pôde fazer.

Após a intensidade inicial dos 30 primeiros minutos, o jogo teve uma queda no ritmo, pois as duas equipes não conseguiram mais criar jogadas de perigo. No entanto, os dois clubes ainda tiveram chance de marcar o segundo gol antes do intervalo.

Aos 42, foi a vez do Athletico. Thiago Heleno desviou cruzamento e cabeceou. A bola passou raspando o travessão de Weverton. A resposta do Palmeiras foi aos 47, e veio com Rony, que fez grande jogada individual e finalizou da entrada da área. Santos deu um leve desvio e a bola caprichosamente explodiu na trave.

Diferentemente do primeiro tempo, a segunda etapa começou morna, sem grandes chances de gol. O Palmeiras tinha mais posse de bola, mas esbarrava na falta de criatividade. Já o Athletico, por sua vez, apesar de não conseguir chegar ao gol adversário, conseguia segurar o ímpeto dos paulistas.

Para tentar mudar o panorama da partida, o técnico Alberto Valentim promoveu a estreia de Marlos, principal reforço do Furacão para a temporada. E, como em uma história escrita a dedo, o meia provou que tem estrela, e com apenas dez minutos em campo, marcou um golaço para o Athletico. Aos 30, ele recebeu na direita, cortou para o meio, e mandou um chute forte, no ângulo de Weverton, para levar a Arena da Baixada ao delírio.

O gol obrigou o Palmeiras a se lançar ao ataque. A equipe paulista até teve chances para empatar o duelo, a melhor delas com Wesley, mas o Furacão se segurava bem. No entanto, quando a vitória parecia certa, um pênalti mudou a história, no último lance da partida. Aos 51, Rafael Veiga foi derrubado por Marcinho. Ele mesmo cobrou e decretou o empate, que frustra o Athletico e deixa a decisão para a semana que vem, no Allianz Parque.

Ficha Técnica
Recopa Sul-Americana
Jogo de ida

Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner (Nico Hernández 2ºT/43″); Hugo Moura (Christian 2ºT/25″), Erick (Zé Ivaldo 2ºT/43″), Matheus Fernandes e Léo Cittadini; David Terans (Marlos 2ºT/21′) e Rômulo
Técnico: Alberto Valentim
Gols: David Terans (1ºT/21″); Marlos (2ºT/30″)
Cartões amarelos: Thiago Heleno (2ºT/24″); Erick (2ºT/27″); Nico Hernández (2ºT/51″)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Danilo, Jailson (Zé Rafael 2ºT/25″) e Atuesta (Wesley 2ºT/11″); Dudu (Gabriel Veron 2ºT/25″), Raphael Veiga e Rony
Técnico: Abel Ferreira
Gols: Jailson (1ºT/27″); Rafael Veiga (2ºT/51″)
Cartões amarelos: 

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 23/02/2022
Horário:
 21h30
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)
Quarto árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Árbitro de vídeo (VAR): Patricio Lostau (ARG)

23 fev 2022, às 23h37. Atualizado em: 24 fev 2022 às 01h27.
Mostrar próximo post
Carregando