Futebol

Athletico é o décimo melhor time do mundo, em ranking de órgão internacional de estatísticas

Bicampeonato da Copa Sul-Americana ajuda Furacão a ficar bem ranqueado na listagem do Instituto Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), superando gigantes do futebol mundial

Guilherme
Guilherme Almeida
Athletico é o décimo melhor time do mundo, em ranking de órgão internacional de estatísticas
Bicampeonato da Copa Sul-Americana ajudou o Athletico a subir no ranking (Foto: Divulgação/ Redes Sociais/ Conmebol)

20 de janeiro de 2022 - 17:11 - Atualizado em 20 de janeiro de 2022 - 17:11

O Athletico conseguiu mais um feito inédito e de destaque. O Furacão está entre os dez melhores times do mundo, em ranking divulgado pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

O ranking leva em consideração a temporada de 2021. O desempenho apresentado na Copa Sul-Americana, a qual conquistou o bicampeonato, em novembro, foi determinante para a posição de destaque na listagem. Bicampeão da Copa Libertadores, o Palmeiras lidera o ranking, seguido por Atlético-MG, Manchester City-ING, Chelsea-ING e Flamengo.

Com 252 pontos, o Athletico aparece atrás de Dínamo de Zagreb-CRO, Bayern de Munique-ALE, Real Madrid-ESP e Ajax-HOL. O Furacão desbancou gigantes do futebol mundial, como PSG-FRA, Manchester United-ING e Juventus-ITA. Confira a lista completa no site da IFFHS.

A colocação de 2021 representa a melhor do clube em toda a história. Em 2018, ano do título da primeira Copa Sul-Americana, o Furacão era o 41° colocado no ranking da IFFHS. Em 2019, quando venceu a Copa do Brasil, era o 52º. Por fim, em 2020, o clube ocupava apenas a 93ª posição.

Em 2022, o Athletico terá as disputas da Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, além do Campeonato Paranaense, o qual a estreia será no próximo domingo (23), às 16h, na Arena da Baixada, no clássico diante o Paraná Clube.