Futebol

David Terans decide e Athletico vence o Avaí por 2 a 1

Uruguaio têm noite de gala, marca duas vezes e garante a vitória do Furacão na Arena da Baixada; William Pottker desconta para o Leão da Ilha, que sofre a segunda derrota seguida na competição

Guilherme
Guilherme Almeida
David Terans decide e Athletico vence o Avaí por 2 a 1
Terans marcou os dois gols da vitória do Athletico (Foto: Arquivo/Athletico)

22 de maio de 2022 - 20:59 - Atualizado em 22 de maio de 2022 - 20:59

Na noite deste domingo (22), Athletico Avaí, se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Foi um jogo disputado na Arena, bem aberto e com chances para as duas equipes. O Furacão, porém, soube aproveitar o fator casa, e contou com noite inspirada de David Terans, que marcou duas vezes e garantiu o importante triunfo do Rubro-Negro, para a festa dos 16.832 torcedores presentes no Joaquim Américo. William Pottker marcou o tento catarinense.

Com o resultado, o Athletico dá um salto na tabela, e chega à 12ª posição, com 9 pontos. Já o Avaí, com a segunda derrota seguida, permanece na décima colocação, com dez pontos.

Na próxima rodada, a oitava da Série A, o Athletico enfrentará o Cuiabá, no domingo (29), às 18h, na Arena Pantanal. No mesmo dia, mas às 19h, o Avaí vai até o Mineirão, encarar o Atlético-MG.

ATHLETICO 2 X 1 AVAÍ

O fator casa motivou o Athletico, que começou a partida pressionando o Avaí. O Furacão era mais presente no campo de ataque, e teve sua primeira boa chance aos 14 minutos. Pablo finalizou de longe. A bola ia no ângulo, mas o goleiro Douglas voou e conseguiu fazer a defesa.

O Rubro-Negro era melhor em campo, e conseguiu abrir o placar aos 24 minutos. David Terans arriscou o chute e a bola bateu no braço de Arthur Chaves. Após consulta ao VAR, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza anotou a penalidade máxima. O próprio David Terans foi para a cobrança e mandou no canto esquerdo de Douglas, que foi para o outro lado.

O Avaí demorou a conseguir responder. Os catarinenses só foram conseguir finalizar aos 31, em chute de Dentinho. Bento, porém, fez tranquila defesa.

O Athletico quase ampliou aos 37, em finalização de Christian. O chute passou beijando a trave. O Furacão continuou pressionando, e foi premiado com o segundo gol antes do intervalo. Aos 43, Tomás Cuello fez jogada pela esquerda e encontrou David Terans, que livre, dominou e chutou no canto de Douglas, dando números finais ao primeiro tempo.

O segundo tempo começou de forma frenética, e logo no primeiro minuto, o Avaí teve um pênalti a seu favor, após Dentinho ser derrubado por Hugo Moura. William Pottker foi para cobrança, tentou uma cavadinha, mas parou em Bento. Na sequência do lance, porém, Khellven tentou afastar e derrubou o atacante do Leão da Ilha, e a arbitragem assinalou nova penalidade.

Novamente William Pottker foi para a marca da cal. Dessa vez, no entanto, ele bateu alto, no canto esquerdo, sem chances para o goleiro do Athletico.

Após o gol, o jogo ficou aberto, com as duas equipes trocando passes e fazendo a bola rodar. As chances de gol, contudo, eram raras. Tanto Felipão quanto Eduardo Barroca efetuaram alterações para tentar mudar o panorama, mas as mudanças não surtiram o efeito desejado.

No final do jogo, o Avaí tentou esboçar uma pressão de forma desordenada, mas o Athletico não correu riscos, e soube se segurar, para garantir a importante vitória na competição.

Ficha Técnica
Série A
Sétima rodada

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique (Matheus Felipe 2ºT/32″), Nico Hernández e Abner; Hugo Moura (Pablo Silles 2ºT/41″), Christian (Erick 2ºT/25″) e David Terans (Matheus Fernandes 2ºT/41″); Canobbio, Pablo e Tomás Cuello
Técnico: Felipão
Gols: David Terans (1ºT/24″ e 1ºT/43″)
Cartões amarelos: Hugo Moura (1ºT/18″); Abner (2ºT/44″)

Avaí: Douglas; Kevin, Rodrigo Freitas, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Raniele (Marcinho 2ºT/16″), Eduardo (Matheus Galdezani 2ºT/00″) e Bruno Silva; Morato (Copete 2ºT/18″), Dentinho (Vitinho 2ºT/38″) 2º e William Pottker (Rômulo 2ºT/33″)
Técnico: Eduardo Barroca
Gols: William Pottker (2ºT/03″)
Cartões amarelos: Dentinho (1ºT/09″); Arthur Chaves (1ºT/23″); Bruno Silva (2ºT/27″); Copete (2ºT/29″); Matheus Galdezani (2ºT/37″)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 22/05/2022
Horário:
 19h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Quarto árbitro: Cristian Eduardo Gorski da Luz (PR)
Árbitro de vídeo:  Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)