Futebol

Confira como chega o Athletico para a disputa do Campeonato Paranaense 2022

Segundo maior campeão estadual, com 26 títulos, Furacão tentará retomar a hegemonia estadual; novamente, clube terá um time de aspirantes na disputa

Guilherme
Guilherme Almeida
Confira como chega o Athletico para a disputa do Campeonato Paranaense 2022
Elenco de Aspirantes tentará conquistar mais um título para o Athletico (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico)

12 de janeiro de 2022 - 11:05 - Atualizado em 12 de janeiro de 2022 - 11:05

O período sem futebol está prestes a acabar! O início do Campeonato Paranaense já se aproxima. No dia 22 de janeiro, a bola volta a rolar nos campos do estado. Por isso, o Portal RICMais irá trazer especiais sobre cada um dos 12 clubes participantes da competição, para que os torcedores estejam por dentro de tudo. Nesta quarta-feira (12), será a vez do Athletico.

O Furacão entra no Campeonato Paranaense disposto a recuperar a hegemonia estadual na competição. Segundo maior vencedor, com 26 conquistas, o Athletico viu a chance do inédito tetracampeonato escapar na última temporada, após a eliminação nas semifinais para o FC Cascavel, resultado que, na ocasião, causou até mesmo a demissão do ex-técnico, António Oliveira.

O elenco

Novamente, o Furacão irá disputar o Campeonato Paranaense com um time sub-23, o famoso “aspirantes”, com atletas da base. Como o estadual de 2022 terá limite para inscrição de jogadores (agora, cada clube poderá inscrever apenas 35 atletas), o Rubro-Negro muito dificilmente irá escalar algum de seus titulares durante a disputa, pois, apenas cinco trocas são permitidas.

Desta forma, o Athletico terá poucos jogadores do grupo principal à disposição. São os casos dos recém-contratados Matheus Felipe, zagueiro, que veio do CSA; e Pablo Siles, volante, que veio do Vitória. Além deles, o também volante Kawan e os atacantes Bruno Leite e Jader deverão compor o grupo.

O zagueiro Lucas Halter, que trata uma lesão desde meados do ano passado, também deverá ser inscrito. O também zagueiro João Vialle, que foi um dos destaques dos primeiros jogos da equipe na Copa São Paulo, já foi chamado de volta para compor o grupo que disputará o estadual. Por fim, o zagueiro Luan Patrick, vice-campeão Brasileiro Sub-20, em 2020, e que disputou jogos com a equipe principal, também estará no elenco.

Zagueiro Luan Patrick estará no grupo de aspirantes (Foto: José Tramontin/Athletico)

O comandante

Caberá a James Freitas a missão de comandar o time de aspirantes do Athletico no Campeonato Paranaense. Natural de São Lourenço (RS), o gaúcho tem 53 anos e passagens por várias equipes do Brasil, como Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Palmeiras e Fluminense, pelo qual foi auxiliar-técnico de Roger Machado, em 2021.

James Freitas será o treinador do Furacão (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico)

A grande maioria dos seus trabalhos foram em categorias de base. Em 2019, ele foi coordenador do time de transição do Galo, saindo da equipe no começo de 2020.

O estádio

A Arena da Baixada seguirá como a casa do Athletico no Campeonato Paranaense. O Caldeirão, que se acostumou a ver grandes partidas nos últimos anos, tem capacidade para 42.372 pessoas.

Athletico
Arena da Baixada, será o placo dos duelos no estadual (Foto: Reprodução/Athletico)

Apesar do aumento no número de casos de Covid-19 em Curitiba, por ora, não há nenhuma indicação de que os jogos do estadual possam ser realizados com portões fechados. Sendo assim, o Furacão poderá contar com a presença de sua gente.

Preparação

O elenco de aspirantes do Athletico vem se preparando desde o dia 3 de janeiro. No próximo domingo (16), às 16h, o Furacão irá enfrentar o Operário, em jogo treino, na Arena da Baixada. Por ora, não há a confirmação de outras partidas preparatórias até o início do estadual.

O Athletico estreia no Campeonato Paranaense no domingo (23), às 16h, no clássico contra o Paraná Clube. A partida será disputada na Arena da Baixada.