Abel Ferreira é o oitavo europeu e o primeiro português no comando do Palmeiras

Oficializado como novo técnico do Palmeiras nesta sexta-feira, Abel Ferreira será o primeiro treinador português da história do clube. Com contrato até o fim de 2022, o comandante será oitavo europeu no comando do Alviverde, o primeiro desde 1941.

O último treinador alviverde nascido na Europa tinha sido o italiano Caetano De Domenico, que conquistou o Campeonato Paulista de 1940 e permaneceu no Palestra Italia até 1941, antes da mudança do nome do clube. Antes dele, o húngaro Eugênio Medgyessy também sagrou-se campeão estadual, em 1932.

O primeiro técnico estrangeiro do Palmeiras também foi importante para o clube. O italiano Adriano Merlo participou de um jogo da campanha do título paulista de 1920, o primeiro da história alviverde, e conduziu a equipe ao bi estadual em 1926, em parceria com Ítalo Bosetti.

O húngaro Emeric Hirchel e os italianos Attilio Fresia, Dante Vagnotti e Renzo Mangiante foram os outros quatros europeus que já passaram pelo comando técnico do Palmeiras. Abel Ferreira também será o 23º treinador estrangeiro a passar pelo clube.

O último comandante de fora do país que dirigiu o Alviverde foi o argentino Ricardo Gareca, em 2014. Já o gringo com mais jogos como técnico do clube foi o uruguaio Ventura Cambon, com 294 jogos. Outro estrangeiro que fez história no Palmeiras foi Filpo Nuñez, grande maestro da Academia de Futebol do Palmeiras, que brilhou na campanha vitoriosa do Rio-São Paulo de 1965.

Abel Ferreira vai comandar o Palmeiras no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Libertadores. O português será o terceiro estrangeiro a comandar o clube na competição continental. Antes dele, os argentinos Armando Renganeschi e Alfredo Gonzalez se sagraram vice-campeões da América em 1961 e 1968, respectivamente.

30 out 2020, às 22h26. Atualizado às 22h30.
Mostrar próximo post
Carregando