Campeonato Liga Europa

Villarreal faz história e conquista Liga Europa diante do Manchester United

Gazeta
Gazeta Esportiva

26 de maio de 2021 - 18:58 - Atualizado em 26 de maio de 2021 - 22:15

Nesta quarta-feira, Villarreal e Manchester United realizaram a finalíssima da Liga Europa. Em confronto disputado na Polônia, em Gdánsk, as duas equipes ficaram no empate por 1 a 1 e levaram a decisão para os pênaltis. Na bola parada, os espanhóis ganharam por 11 a 10.

O Villarreal conquista seu primeiro título internacional, sob o comando de Unay Emery. O treinador chega ao seu quarto título da competição.

O primeiro tempo deixou a desejar em termos ofensivos. O Villarreal se posicionou de forma reativa dentro de campo e o time de Manchester trabalhou a bola no campo de ataque – Nesse ritmo, as equipes pouco finalizaram.

Mas foi apostando no contra golpe que o Submarino Amarelo abriu o placar. Após lance rápido, aos 29 minutos, o United matou o lance. Na cobrança de falta, Foyth jogou a bola na grande área e coube a Gerard Moreno empurrar para o fundo do gol.

O atacante espanhol, com o tento, se torna o artilheiro da competição e iguala a Giuseppe Rossi como o maior artilheiro da equipe amarela.

Na frente do marcador, o Villarreal seguiu no campo defensivo e segurou o resultado até o intervalo. Aos nove minutos, os Red Devils fizeram a pressão e, após escanteio, Rashford mandou de fora da área – a bola explodiu na defesa e sobrou para Cavani igualar o marcador.

Com o jogo aberto novamente na Polônia, as duas equipes revezaram a posse de bola e o volume de jogo. Dessa forma, a decisão seguiu empatada e rumo a prorrogação.

No tempo extra, o confronto seguiu equilibrado e com o Villarreal tomando mais a iniciativa. O empate se arrastou por mais 30 minutos e a decisão foi para os pênaltis.

Mesmo na bola parada, as duas equipes se recusavam a perder. Depois de 10 cobranças certas para cada lado, coube aos goleiros decidirem. O argentino Rulli converteu para o Villarreal e agarrou a cobrança do arqueiro De Gea – dando o título aos espanhóis.