Trio do Liverpool e campeãs do mundo pelos EUA encabeçam indicados a prêmios da Fifa

(Reuters) – Mohamed Salah, Virgil van Dijk e Sadio Mane, trio que ajudou o Liverpool a conquistar a Liga dos Campeões, se juntaram aos já frequentes Cristiano Ronaldo e Lionel Messi na lista final para o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo, anunciou a entidade que governa o futebol mundial nesta quarta-feira.

Salah e Mane dividiram a Chuteira de Ouro do Campeonato Inglês com Pierre-Emerick Aubameyang, do Arsenal, pelos 22 gols que cada um fez na liga, e Messi foi o grande artilheiro da liga espanhola e da Liga dos Campeões na última temporada.

Eleito como Jogador da Temporada da liga inglesa e Jogador dos Jogadores do Ano, o zagueiro Van Dijk foi essencial para a conquista do sexto título da Liga dos Campeões pelo Liverpool.

Ronaldo conquistou o troféu do Campeonato Italiano em sua temporada de estreia com a Juventus e também foi eleito como jogador mais valioso da liga. Ele ainda ajudou Portugal a triunfar na disputa da primeira edição da Liga das Nações no mês passado.

Campeãs da Copa do Mundo de Futebol Feminino, as norte-americanas Megan Rapinoe –que recebeu a Chuteira de Ouro de artilheira e a Bola de Ouro de melhor jogadora do torneio–, Alex Morgan e Julie Ertz foram indicadas ao prêmio de melhor jogadora juntamente com Ada Hegerberg, agraciada com a Bola de Ouro no ano passado.

Lucy Bronze, Amandine Henry e Wendie Renard, colegas de Ada no Olympique de Lyon, também foram lembradas.

Juergen Klopp, técnico do Liverpool, e Pep Guardiola, vencedor de três títulos com o Manchester City, lideram os concorrentes ao prêmio de técnico do ano.

Entre os outros indicados estão o técnico de Portugal, Fernando Santos, o técnico do Brasil, Tite, que levou a seleção à conquista da Copa América, e o argelino Djamel Belmadi, vencedor do Campeonato Africano das Nações.

A técnica da seleção feminina dos Estados Unidos, Jill Ellis, que conduziu o elenco ao quarto título mundial no início deste mês, lidera a lista de indicadas a melhor técnico de time feminino.

Ela está acompanhada do dono de três títulos Reynald Pedros, de Sarina Wiegman, que colocou a Holanda em sua primeira final de Copa do Mundo, e de Joe Montemurro, que ajudou o Arsenal a vencer o título da Super Liga feminina da Inglaterra.

Os três finalistas de cada categoria serão revelados mais adiante, e os vencedores serão anunciados em uma cerimônia em Milão no dia 23 de setembro.

Veja a lista completa dos indicados:

Melhor Jogador da Fifa: Cristiano Ronaldo (Portugal/Juventus), Frenkie De Jong e Matthijs de Ligt (Holanda/Ajax Amsterdam), Eden Hazard (Bélgica/Chelsea), Harry Kane (Inglaterra/Tottenham Hotspur), Sadio Mane (Senegal/Liverpool), Kylian Mbappe (França/Paris St Germain), Lionel Messi (Argentina/Barcelona), Mohamed Salah (Egito/Liverpool), Virgil van Dijk (Holanda/Liverpool).

Melhor Jogadora da Fifa: Lucy Bronze (Inglaterra /Olympique de Lyon), Ada Hegerberg (Noruega/Olympique de Lyon), Julie Ertz (EUA/Chicago Red Stars), Sam Kerr (Austrália/Perth Glory e Chicago Red Stars), Rose Lavelle (EUA/Washington Spirit), Caroline Hansen (Noruega/Barcelona), Amandine Henry (França/Olympique de Lyon), Alex Morgan (EUA/Orlando Pride), Megan Rapinoe (EUA/Reign FC), Wendie Renard (França/Olympique de Lyon), Ellen White (Inglaterra/Manchester City).

Melhor técnico de time masculino da Fifa: Djamel Belmadi (Argélia/seleção da Argélia), Didier Deschamps (França, seleção da França), Marcelo Gallardo (Argentina/River Plate), Ricardo Gareca (Argentina/Peru), Pep Guardiola (Espanha/Manchester City), Juergen Klopp (Alemanha/Liverpool), Mauricio Pochettino (Argentina/Tottenham Hotspur), Fernando Santos (Portugal/seleção de Portugal), Erik ten Hag (Holanda/Ajax Amsterdam), Tite (Brasil/seleção do Brasil).

Melhor técnico de time feminino da Fifa: Milena Bertolini (Itália/seleção da Itália), Jill Ellis (EUA/seleção dos EUA), Peter Gerhardsson (Suécia/seleção da Suécia), Futoshi Ikeda (Japão/ seleção sub-20 do Japão), Antonia Is (Espanha/ seleção sub-17 da Espanha), Joe Montemurro (Austrália/Arsenal feminino), Phil Neville (Inglaterra/Inglaterra), Reynald Pedros (França/Olympique de Lyon), Paul Riley (Inglaterra/North Carolina Courage), Sarina Wiegman (Holanda/seleção da Holanda).

 

(Por Rohith Nair em Bengaluru)

31 jul 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando