Esportes

Thiego Marques encerra participação nos Jogos de Tóquio após perder para judoca japonês

Gazeta
Gazeta Esportiva

27 de agosto de 2021 - 12:32 - Atualizado em 27 de agosto de 2021 - 12:45

Na manhã desta sexta-feira, um dos representantes do Brasil no judô finalizou sua participação em Tóquio. Thiego Marques não passou por sua luta de estreia nos Jogos Paralímpicos, ao perder para o japonês Takaaki Hirai na categoria até 60 kg B3.

O confronto de Thiego abriu as disputas da modalidade no Japão. Ele até teve um bom início e mostrou iniciativa. Mesmo com Hirai tendo mais experiência por participar dos Jogos em Londres-2012, o brasileiro não se intimidou e tomou a dianteira da luta. Com 1min16s, aplicou um wazari e ficou à frente no placar. Porém, após sofrer um wazari e ficar imobilizado, a vitória foi japonesa.

Thiego Marques durante treino em Hamamatsu, cidade-sede da delegação brasileira para aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos.

Natural de Paraupebas (PA), Thiego, que tem albinismo, começou a praticar o judô aos 12 anos para socializar e fazer amizades. Ele é um dos grandes nomes da nova geração do judô paralímpico do Brasil e tem marcado presença constante no pódio das competições internacionais.

Em 2017 foi medalha de ouro no ParaPan-Americano juvenil. Em 2020, ficou com o bronze no American Championship, realizado em Montreal, no Canadá.