Esportes

Stephan Barcha lidera o Brasileiro Senior Top e Brasília fatura o título por equipes

Gazeta
Gazeta Esportiva
Stephan Barcha lidera o Brasileiro Senior Top e Brasília fatura o título por equipes

30 de outubro de 2021 - 11:44 - Atualizado em 30 de outubro de 2021 - 12:00

O Campeonato Brasileiro Senior Top, categoria de rendimento máximo disputada a 1.50/1.60m, movimenta a Sociedade Hípica Paulista até domingo, mas os campeões por equipes já estão definidos. Com apenas nove pontos perdidos (pp), a forte esquadra de Brasília, que apresenta Flavio Grillo Araujo com Lorentino JMen, Luciana Lossio e Lady Louise JMen, Rafael Rodrigues dos Santos montando Caramel JMen e Stephan Barcha com Primavera Montana, garantiu o topo do pódio.

O time de São Paulo – Cleison Botelho de Souza com Dom da Essencia, Mario Appel e Challenge Z, Cicero Faustino Barros montando Cassino Blue HR JA e Raphael Machado Leite apresentando Filou Império Egípcio – ficou em segundo lugar, totalizando 28 pp.

Luciana Lossio com Lady Louise, vice líder da competição (Foto: Reprodução/Danilo Schreines)

O campeão e o vice do Campeonato Brasileiro Senior Top vão garantir duas de três vagas da seletiva senior top para participação no Winter Equestrian Festival, nos Estados Unidos, no início do ano que vem. A terceira vaga vai para o campeão das seletivas, sendo que no Brasileiro, válido pela quarta de seis seletivas, a participação é obrigatória.

As despesas de viagem e do cavaleiro serão custeadas pela Confederação Brasileira de Hipismo. Conforme o desempenho dos conjuntos nos EUA, os mesmos podem ser selecionados para prosseguir nas seletivas na Europa para a formação da equipe rumo ao Mundial de Salto 2022 em Herning, na Dinamarca, entre 6 e 14 de agosto, e também já com vistas aos Jogos Pan-Americanos 2023, no Chile.