Esportes

Sem brilho, Palmeiras chega à 3ª maior arrancada invicta do Brasileiro de pontos corridos

Gazeta
Gazeta Esportiva

29 de setembro de 2020 - 06:00 - Atualizado em 29 de setembro de 2020 - 06:15

O Palmeiras é a única equipe invicta no Campeonato Brasileiro, com 11 jogos sem perder desde o início da competição. A sequência é a terceira maior arrancada sem derrotas na história da competição disputada em pontos corridos, junto com o Fluminense de 2012 e o Sport de 2015. O futebol apresentado pelo Verdão, entretanto, está longe de convencer a torcida.

Após a partida contra o Flamengo, no último domingo, o Palmeiras chegou a quatro vitórias e sete empates nas 11 partidas que realizou no Brasileiro deste ano. Os resultados já apontam para uma equipe que, apesar de não perder, também tem dificuldade para acumular triunfos na competição.

Em termos de comparação, o Fluminense de 2012 teve sete vitórias e quatro empates nas 11 rodadas iniciais, somando 25 pontos. Já o Sport de 2015 teve seis vitórias e cinco empates, com 23 pontos. Com o mesmo número de jogos invictos, o Verdão tem 19 pontos na edição atual.

A marca de Palmeiras, Flu e Sport só perde para o Flamengo de 2011, que ficou as 15 rodadas iniciais sem perder, e para o Corinthians de 2017, que passou um turno completo (19 jogos) invicto.

O desempenho da equipe de Vanderlei Luxemburgo passa longe de empolgar a torcida. A equipe até mantém a solidez na defesa, que é a segunda menos vazada da competição com 10 gols sofridos. Ainda assim, a equipe só não foi vazada em duas partidas até aqui, nas vitórias sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, e sobre o Corinthians, por 2 a 0. Curiosamente, ambas disputadas fora de casa.

O problema maior, entretanto, é na construção ofensiva. O Palmeiras tem mostrado dificuldades para se organizar e criar chances de perigo ao adversário. Quando faz um jogo mais reativo, o contra-ataque ainda não parece tão efetivo. Já quando precisa propor o jogo, mostra lentidão nas movimentações e na troca de passes, com dificuldade de vencer as retranca dos adversários.

Após o empate contra o Flamengo, o próprio Luxemburgo admitiu que a sua equipe pode render mais do que vem apresentando nas últimas partidas.

O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira, às 19h15, quando recebe o Bolívar no Allianz Parque pela Copa Libertadores. Já no sábado, às 19h, volta a jogar pelo Brasileiro ao encarar o Ceará, também em casa.