Sebastião Neto
Poliesportiva Campos Gerais

Por Sebastião Neto

Esportes
Sebastião Neto

União ‘Furantasma’ em busca da Copa do Brasil!

Se o Athletico confirmar o 9º lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, time de Ponta Grossa garantirá vaga na Copa do Brasil 2021

União ‘Furantasma’ em busca da Copa do Brasil!
Na Copa do Brasil 2020, Operário foi eliminado na 2ª fase pelo América-MG (Foto: André Jonsson/OFEC)

25 de fevereiro de 2021 - 13:26 - Atualizado em 25 de fevereiro de 2021 - 13:32

A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A será disputada às 21h30 desta quinta-feira (25) e o Operário Ferroviário vai em busca de uma vaga na Copa do Brasil! Não entendeu nada? A gente te explica: se o Athletico sustentar o atual 9º lugar na elite nacional, o Furacão vai conquistar vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil, ‘abrindo’ vaga na fase inicial do torneio para o 5º colocado do Campeonato Paranaense 2020 – justamente o Fantasma de Vila Oficinas.

Esta situação inusitada fará o torcedor alvinegro voltar suas atenções para três partidas desta rodada decisiva de Série A: além do Athletico, que recebe o Sport na Arena da Baixada, Corinthians – que visita o vice-líder Inter – e RedBull Bragantino – que recebe o Grêmio em Bragança Paulista – tem o mesmo número de pontos do rubro-negro e podem assumir o 9º lugar do Brasilierão em caso de empate ou derrota dos comandados de Paulo Autuori.

Para o Operário carimbar o passaporte para a terceira Copa do Brasil de sua história, basta o Furacão derrotar o Sport, que já livre do rebaixamento ainda luta por uma vaga na Copa Sul-Americana; em caso de empate do Athletico, Corinthians e Bragantino não podem vencer seus jogos, enquanto derrota rubro-negra só classificará o Fantasma em caso de vitórias de Inter e Grêmio, respectivamente.

Ranking da CBF

Uma possível vaga ponta-grossense na Copa do Brasil está no horizonte por conta do Ranking de Federações da CBF, que coloca o Estado do Paraná com 4 vagas na competição nacional, logo a frente da vizinha Santa Catarina (com 3 vagas); a partir disso, a Federação Paranaense indicou os quatro melhores do Estadual 2020 para a Copa (o campeão Athletico, vice Coritiba, além dos semifinalistas FC Cascavel e Cianorte).

Muita gente falou sobre um possível ‘risco’ dos catarinenses ultrapassarem o nosso estado por conta dos acessos de Brusque e Chapecoense, além das quedas de Paraná e Coritiba. Pelo menos no ranking referente ao ano de 2020 isso não irá ocorrer, visto que, mesmo rebaixados, Tricolor e Coxa marcarão mais pontos que os vizinhos que ‘ocuparão’ suas vagas nas Séries A e B em 2021. Ou seja: com o Athletico terminando em 9º, a vaga do Operário Ferroviário está garantida! Resumindo: pelo menos nesta noite de última rodada, nossos rivais da capital podem dar uma mãozinha para o alvinegro. Por isso, este colunista já faz parte da ‘União Furantasma’! Saudações alvinegras e até a nossa estreia no Campeonato Paranaense!