Sebastião Neto
Poliesportiva Campos Gerais

Por Sebastião Neto

Esportes
Sebastião Neto

Na Copa do Brasil, é Fantasma rumo ao Maranhão!

Alvinegro vai encarar o Juventude Samas (MA) em busca de uma vaga na próxima fase; saiba mais sobre o time maranhense

Na Copa do Brasil, é Fantasma rumo ao Maranhão!
Crédito: José Tramontin

2 de março de 2021 - 17:45 - Atualizado em 2 de março de 2021 - 17:45

Dentre os 80 clubes que participaram do sorteio da 1ª fase da Copa do Brasil nesta terça-feira (02), o Operário Ferroviário foi a última ‘bolinha’ anunciada pelo ex-jogador Pedrinho. O Fantasma vai encarar o Juventude Samas, da cidade de São Mateus (MA), em jogo único; conforme o regulamento da competição, os maranhenses têm o mando de campo, mas o alvinegro de Vila Oficinas joga pelo empate para avançar à próxima fase.

Entre os 10 adversários possíveis para o Operário nesta etapa inicial, o Juventude talvez fosse um dos menos ‘falados’: e aí não me refiro a questão técnica, e sim de probabilidades mesmo. Muitos torcedores projetaram uma eventual revanche contra o Madureira (RJ), ou um duelo regional contra FC Cascavel ou Esportivo de Bento Gonçalves, e até mesmo uma eventual desgastante viagem para encarar 4 de Julho (PI) ou Ypiranga (AP).

Fato é que a logística do Fantasma para encarar o ‘Poraquê’ – espécie de peixe que é o mascote da equipe maranhense – não será das mais fáceis: o time do técnico Matheus Costa terá de pegar um avião de Curitiba até a São Luis, que provavelmente terá uma ou duas conexões no meio do caminho, e na sequência encarar pouco mais de 3 horas de ônibus até São Mateus – que a 190 kms da capital maranhense.

E como o Juventude parou na Copa do Brasil?

Digamos que, parcialmente, a classificação do Juventude Samas para sua primeira Copa do Brasil tem algo em comum com o Operário Ferroviário: o rubro-negro de São Mateus foi 3º colocado do Maranhense 2020 depois de conquistar o título da segunda divisão e da Copa FMF no ano anterior. Originalmente, apenas os finalistas do Estadual têm vaga na Copa do Brasil, visto que a Federação local oferece uma vaga ou na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileirão para o campeão da Copa Federação.

Mas aí, por conta da pandemia, não tivemos a Copa FMF, o que automaticamente deu a terceira vaga do Maranhão para o Juventude – que perdeu para o Sampaio Corrêa na semifinal do Estadual. Ainda em 2020, o time fez uma boa campanha na Série D, onde parou nas oitavas-de-final para o vice-campeão Floresta (CE); no Maranhense 2021, o time derrotou o Iape por 3 a 0 e perdeu para o tradicional Moto Club pelo placar de 1 a 0. E para o operariano curioso, o time estará em campo já nesta quarta (03), às 15h30, justamente contra o Sampaio.

Resumindo: a parada não vai ser fácil, principalmente por se tratar de jogo único. Mas com a qualidade e o trabalho realizado pela comissão técnica e atletas do Operário, o Fantasma tem tudo para avançar e, quem sabe, encarar o Coritiba na 2ª Fase. Saudações alvinegras e até a próxima!