Esportes

São Paulo busca passar pelas oitavas de final da Copa do Brasil pela 1ª vez desde 2015

Gazeta
Gazeta Esportiva

14 de outubro de 2020 - 08:00 - Atualizado em 14 de outubro de 2020 - 08:30

O São Paulo estreia na Copa do Brasil de 2020 nesta quarta-feira. No Castelão, o Tricolor paulista vai enfrentar o Fortaleza, do técnico Rogério Ceni, em jogo da ida das oitavas de final do torneio nacional. Além de encaminhar a vaga para as quartas de final, o clube do Morumbi quer vencer para encerrar uma sequência negativa na competição.

A última vez em que o São Paulo participou das quartas de final da Copa do Brasil foi em 2015, ano em que parou na semifinal. Desde então, o Tricolor acumulou quatro eliminações precoces na competição, sendo duas antes mesmo das oitavas de final.

A eliminação de 2016 foi a mais surpreendente. Pelo jogo de ida das oitavas de final, em pleno Morumbi, o time comandado por Ricardo Gomes perdeu por 2 a 1 para o Juventude, que na ocasião estava na Série C do Brasileirão. O Tricolor até venceu o segundo duelo por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, mas acabou eliminado pelo critério de gols fora de casa.

Hoje no Fortaleza, Rogério Ceni era o técnico do São Paulo na Copa do Brasil de 2017. Contra o Cruzeiro, na quarta fase da competição, o Tricolor voltou a perder no Morumbi no primeiro duelo, dessa vez por 2 a 0, e não conseguiu tirar a vantagem da Raposa na partida de volta. No Mineirão, a vitória por 2 a 1 não foi suficiente.

Em 2018, mais uma eliminação na quarta fase do torneio. Na ocasião, a equipe de Diego Aguirre caiu para o Athletico-PR de Fernando Diniz, atual técnico do São Paulo. Depois de perder por 2 a 1 na Arena da Baixada, o Tricolor abriu 2 a 0 no Morumbi, mas cedeu o empate e deu adeus à competição.

A última experiência do clube do Morumbi na Copa do Brasil foi a pior em termos de resultado. Na edição de 2019 do torneio, o time treinado por Cuca realizou apenas dois jogos, ambos contra o Bahia pelas oitavas de final. O Tricolor Baiano venceu por 1 a 0 no Morumbi e na Arena Fonte Nova, o que culminou em mais uma eliminação do São Paulo.

Fortaleza e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15, na Arena Castelão. Assim como na última edição do torneio, o gol fora de casa não é mais um critério de desempate.