O Centro de Memória do Santos publicou neste sábado um texto celebrando o primeiro jogo do clube fora do Brasil, que completa 66 anos neste dia 21 de março.

Em 1954, o Peixe fez uma excursão de três semanas pela Argentina, com o propósito de justamente estrear fora do território brasileiro. O primeiro adversário foi o Gymnasia y Esgrima, time que é atualmente comandado por Diego Maradona.

Dirigidos pelo técnico italiano Giuseppe Ottina, o Santos foi a campo com Barbosinha, Hélvio e Feijó; Cássio, Formiga e Zito; Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos e Tite.

Elenco santista durante a excursão de 1954 (Foto: Divulgação/Santos)

O duelo terminou empatado em 1 a 1. O gol santista foi marcado por Emmanuele Del Vecchio, formado nas categorias de base do clube, e que tinha apenas 19 anos na época.

A publicação ainda lembra os outros jogos disputados pelo Peixe nesta viagem, contra San Lorenzo, Combinado Talleres/Belgramo, San Martin, Atlético Tucumán e River Plate. O saldo foi positivo: três vitórias, três empates e duas derrotas.

Segundo o levantamento, o Santos acumula 621 jogos fora do Brasil, com 372 vitórias, 120 empates e 129 derrotas, além de 1.552 gols marcados e 870 sofridos.

21 mar 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando