Futebol

Ronaldinho venderá histórias e lances em formato NFT

Gazeta
Gazeta Esportiva

4 de novembro de 2021 - 14:20 - Atualizado em 4 de novembro de 2021 - 14:45

Ronaldinho Gaúcho entrou no mundo da criptografia. O brasileiro fez parceria com o Shirtum, site da Papu Gómez, principal acionista do site, e em breve lançará momentos únicos de sua carreira que poderão ser adquiridos.

O ex-jogador fará uma coleção exclusiva em que os fãs poderão comprar peças únicas e histórias não contadas de sua carreira em formato NFT, que significa “token não fungível”.

Esse modelo basicamente identifica uma imagem ou vídeo como um ativo único que não pode ser modificado por conta do código por trás dele, o que o torna impossível de copiar. 

O mesmo acontece com as obras de arte físicas, que podem ser replicadas, mas seu valor nunca é igual ao do original. A diferença é que na NFT a arte é puramente digital.

A plataforma Shirtum busca revolucionar o contato dos jogadores com os torcedores. Cada jogador de futebol decidirá quais itens digitais exclusivos colocará à venda em seu museu pessoal virtual, definindo valores e escolhendo se querem revender ou apenas mantê-los no local armazenado.