Rivalidade: Série B será marcada por clássicos regionais em 2018

Coritiba, que teve novo presidente eleito neste sábado (9), enfrentará o Londrina, com quem não tem rivalidade histórica, mas clássicos marcarão a Série B do ano que vem (Foto: Departamento de Comunicação CFC)

Rebaixamentos da Primeira Divisão acirram disputa em quase todas as regiões

*Do R7

A Série B 2018 promete fortes emoções. A sempre disputada Segunda Divisão nacional terá, na próxima temporada, mais clássicos regionais que as últimas edições. Além disso, há confrontos entre rivais de todas as regiões do Brasil, com exceção do Norte.

Das equipes rebaixadas da Série A em 2017, somente o Coritiba não disputará com um rival o acesso — o outro representante do Paraná é o Londrina. Atlético Goianiense, Avaí e Ponte Preta, por outro lado, farão confrontos regionais com histórico de rivalidade.

O Atlético volta a bater de frente com os rivais Goiás e Vila Nova, que, por sua vez, realizam o principal clássico do estado. O Avaí vive situação parecida e enfrentará dois principais adversários regionais na Série B: o Criciúma e o Figueirense, seu maior algoz. Já a Ponte revê o Guarani, no primeiro dérbi campineiro desde 2013.

Além dos confrontos já citados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o Nordeste promete ferver com o maior clássico de Alagoas. O CSA é um dos promovidos à Série B, onde terá a companhia do conterrâneo CRB.

Portanto, serão quatro grandes clássicos na Série B 2018: Goiás x Vila Nova, Avaí x Figueirense, Guarani x Ponte Preta e CRB x CSA. Cada um representa uma região diferente do País. Somente o Norte não terá um clássico regional, pois o único integrante da região é o Paysandu.

Além destes confrontos, Goiás e Santa Catarina terão outros clássicos com menos história, mas igualmente importantes: o Atlético Goianiense, que enfrenta tanto Goiás como Vila Nova, e o Criciúma, que pega o Avaí e o Figueirense. No total, a Série B contará com 12 jogos entre rivais, considerando primeiro e segundo turnos.

Em 2017, somente três clássicos abrilhantaram a Segunda Divisão nacional. Foram eles: Náutico x Santa Cruz, Criciúma x Figueirense e Goiás x Vila Nova. Os pernambucanos voltarão a fazer um clássico pelo Campeonato Brasileiro, mas, rebaixados, o farão na Série C.

Novo presidente

Neste sábado, cerca de 3 mil sócios do Coritiba compareceram ao Couto Pereira para definir o futuro do clube. Samir Namur foi eleito presidente com 1070 votos.

“Hoje não deve ser considerado um dia de comemoração”, discursou o novo presidente frente a torcida presente. “Iniciamos agora um caminho difícil que tem como primeiro objetivo colocar o Coritiba na Série A do Campeonato Brasileiro novamente”, acrescentou.

Além da chapa vencedora, quem também estiveram concorrendo ao pleito do Coritiba foram as chapas Sangue Verde, do candidato João Carlos Vialle, que ficou em segundo lugar com 908 votos, e Sangue Novo, do candidato Pedro de Castro, terceiro lugar com 847 votos. 

10 dez 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando