Esportes

Relembre a trajetória de Robinho, novo reforço do Santos para a temporada

Gazeta
Gazeta Esportiva

11 de outubro de 2020 - 07:00 - Atualizado em 11 de outubro de 2020 - 07:30

O Santos anunciou neste sábado o retorno do experiente atacante Robinho. Dessa forma, o atleta de 36 anos vestirá pela quarta vez a camisa do Peixe, uniforme em que se acostumou a levantar troféus.

Revelado em 2002, o então jogador de apenas 18 surgiu como uma grande promessa. Logo no seu primeiro ano de profissional foi fundamental para ajudar o clube a conquistar o Campeonato Brasileiro daquela temporada. Mais do que isso, foi eleito o melhor jogador do Brasil. Em 2004, foi mais uma vez protagonista da conquista de um nacional.

Com o destaque, acabou sendo negociado e partindo para o Real Madrid, onde conquistou os Espanhóis das temporadas 2006/07 e 2007/08. Já no meio de 2008 foi vendido ao Manchester City, onde ficou por dois anos, contudo sem sucesso.

Dessa forma, em 2010, acertou o seu primeiro retorno ao Santos. Ficou apenas por uma temporada, por empréstimo, mas que rendeu mais dois títulos ao seu currículo, de campeão paulista e da Copa do Brasil. No ano seguinte, retornou de empréstimo ao Milan, equipe em que ficou por quatro anos, conquistando uma Série A e uma Supercopa da Itália.

Já em 2014, voltou ao seu clube formador, agora para ficar por dois anos e conquistar mais um Campeonato Paulista. Na sequência, decidiu ir à China, para jogar no Guangzhou Evergrande, mas por lá sequer foi titular, resultando na sua ida ao Atlético-MG, onde levantou o troféu de campeão mineiro.

Entretanto, o seu alto salário acabou o afastando novamente do Brasil. Diante disso, acertou a sua transferência para o Sivasspor, da Turquia, em 2017, e depois para o Basaksehir, do mesmo país, em 2018, time que estava até o início deste ano.

Aos 36 anos e sem clube para defender, Robinho se ofereceu para retornar ao Santos pela quarta vez, acordo que foi selado neste sábado, mediante ao pagamento de apenas um salário mínimo para cada vez que vestirá a camisa do Alvinegro.