Campeonato Italiano

Primeiro-ministro da Itália define data para clubes retomarem os treinamentos

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Primeiro-ministro da Itália define data para clubes retomarem os treinamentos

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou neste domingo que vai autorizar a retomada dos treinos dos clubes de futebol a partir do dia 18 de maio. A medida faz parte do processo de relaxamento do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, que começará no dia 4 de maio, data em que também poderão ser restabelecidos os treinamentos individuais.

No entanto, Conte não adiantou uma data para um possível retorno do Campeonato Italiano, da Copa da Itália ou de torneios de outros esportes, nem se é efetivamente viável retomar as disputas. As competições estão paralisadas desde o dia 9 de março, devido à grave crise enfrentada pelo país.

Clubes italianos poderão voltar aos treinos a partir do dia 18 de maio (Foto: Divulgação/Juventus)

“Tentaremos ver se eles podem continuar com as competições que estão suspensas. Só chegaremos a essa conclusão se for garantido que é seguro. Não queremos que nossos atletas fiquem doentes”, declarou.

“Sou apaixonado pelo futebol (…). Como muitos italianos, inicialmente achei estranho que o campeonato pudesse ser interrompido ou suspenso, mas acho que até os torcedores mais apaixonados entendem que não havia alternativa”, acrescentou.

Restam 12 rodadas para a conclusão do Campeonato Italiano, que tem a Juventus na liderança com 63 pontos, seguida de perto pela Lazio, que soma um ponto a menos. Na Copa da Itália, apenas os jogos de ida das semifinais foram disputados. Napoli, Inter de Milão, Milan e Juventus ainda estão vivos na briga pelo título.

A Itália é um dos locais mais afetados pela pandemia da covid-19. Até o momento, foram registrados mais 198 mil casos confirmados e cerca de 27 mil mortos pela doença.