Mário Celso Petraglia, presidente e CEO do Athletico, se manifestou, em suas redes sociais, na noite de quinta-feira (14), sobre as recentes polêmicas em relação ao voto para o não pagamento das cotas para as quatro equipes rebaixadas para a Série B.

A medida proposta era para que os clubes rebaixados a segunda divisão, recebessem, cada um, cerca de 5 milhões.

No entanto, para que a medida entrasse em vigor, deveria haver unanimidade das 20 equipes do torneio, mas o Athletico votou contra e os quatro últimos colocados da competição não irão receber nada, segundo informações do O Globo.

Em suas redes sociais, Petraglia justificou que o Athletico é um dos clubes que mais batalha no Brasil, para uma divisão igualitária entre as equipes. Porém, o SEO do Furacão salientou que o voto contrário foi em razão da divisão se manter rasa, com a manutenção da grande desigualdade.

“O Athletico brigou pela distribuição igual para todos, ou na pior das hipóteses uma distribuição linear de 1 x 2 até o 20º lugar. Já os clubes voltaram com uma contra proposta de uma nova tabela de redução de valores de 5% linear até o 16º lugar, distribuindo esses valores para o 17º/20º, mantendo a disparidade de valores existentes na tabela original que assinamos”

Petraglia também afirmou que os clubes haviam dito que não seria necessário o voto do Athletico, e criticou a culpa ser jogada somente no clube.

“… afirmaram também que não havia necessidade do voto do Athetico, os 19 clubes iriam decidir e seria suficiente. A Rede Globo para mudar exigiu a assinatura de todos os clubes, razões dela, não entramos no mérito.

“Agora vem esta posição, entre outras, jogar com calúnias e mentiras a culpa no Furacão. Meus anos de futebol já me mostraram muitas coisas, mas, vou morrer e não verei tudo”.

Com o voto contrário de Petraglia e do Athletico, a divisão continuará sendo no mesmo esquema de 2019, com as quatro equipes rebaixadas à Série B, não recebendo nada pela participação na elite.

De acordo com O Globo, os clubes iriam receber valores entre R$ 4,6 milhões (20º colocado) e R$ 5,5 milhões (17º colocado) de premiação. Esse pagamento ocorreria neste ano de forma extraordinária, em razão da pandemia de Covid-19.

Confira, na íntegra, a nota de Petraglia:

Fica fácil criar factoides e versões mentirosas sobre matérias vencidas e hoje requentadas! Já aprendemos como funcionam faz décadas, por esta e outras razões não atendemos mais estes blogueiros e colunistas difamadores! O CAP deixou muito claro para a Globo e para os demais 19 clubes da Série A, inclusive para os que fazem parte do CNC da CBF sua posição! Sempre fomos contrários a não distribuição para os 20 clubes que disputam a mesma competição os valores de performance e exposição na TV aberta e fechada! Nossa contrariedade do PPV todos conhecem. Fomos um dos últimos clubes a assinarmos o contrato da TV aberta com a Rede Globo, a fechada temos compromissos com o Grupo Turner e PPV não vendemos. Tentamos mudar essa posição, porém não conseguimos, era pegar ou largar! Além da não distribuição até o último colocado tentamos mudar a proporção de 1 x 3 e acabarmos com o privilégio dos 6 primeiros colocados, quais valores somam +- 50% do contrato. Esse assunto voltou em 2020 e os clubes resolveram mudar os valores da tabela, acordando a distribuição entre todos, porém, preservando o benefício para os primeiros! Apesar de termos sido 5º classificado em 2019 só concordaríamos se não houvesse o privilégio para os 6 primeiros! O CAP brigou pela distribuição igual para todos, ou na pior das hipóteses uma distribuição linear de 1 x 2 até o 20º lugar! Voltaram com uma contra proposta de uma nova tabela de redução de valores de 5% linear até o 16º lugar, distribuindo esses valores para o 17º/20º, mantendo a disparidade de valores existentes na tabela original que assinamos! Afirmaram também que não havia necessidade do voto do Athetico, os 19 clubes iriam decidir e seria suficiente. A Rede Globo para mudar exigiu a assinatura de todos os clubes, razões dela, não entramos no mérito. Agora vem esta posição, entre outras, jogar com calúnias e mentiras a culpa no Furacão! Meus anos de futebol já me mostraram muitas coisas, mas, vou morrer e não verei tudo…

15 jan 2021, às 15h59. Atualizado às 16h03.
Mostrar próximo post
Carregando