Bastidores

Paralisação pode servir para meias do Palmeiras recuperarem bom futebol

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

29 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 29 de abril de 2020 - 00:00

A paralisação do futebol por conta da pandemia da Covid-19 interrompeu uma boa sequência do Palmeiras, que dividia a liderança do Paulistão com o Santo André, e liderava seu grupo de maneira isolada na Libertadores. A pausa é ruim para todo o elenco, mas pode servir para alguns atletas do Verdão recuperarem o bom futebol. Em especial, os meias.

Não é de agora que o Palmeiras tem um dos elencos mais badalados da temporada. O setor de meio-campo é um dos mais recheados do elenco. Por outro lado, nenhum meia de armação conseguiu se consolidar como titular com Vanderlei Luxemburgo. Até por isso, o treinador tem escalado um quarteto ofensivo com Dudu, Willian, Luiz Adriano e Rony.

Entre os meias, quem mais teve chances até aqui foi Lucas Lima, que inclusive começou a temporada como titular. Luxemburgo apostou no camisa 20 nas seis primeiras rodadas do Campeonato Paulista. O jogador até começou bem, com direito a gol na estreia, mas logo viu o desempenho cair, até perder seu lugar no time.

Na queda de rendimento de Lucas Lima, Luxa decidiu apostar em Raphael Veiga centralizado. O camisa 23 participou de três jogos como titular, e entrou vindo do banco em outros dois. Só conseguiu balançar as redes em uma oportunidade, e também não convenceu a torcida e o treinador. Assim, foi sacado da equipe assim que Rony chegou, e Luxa apostou no quarteto ofensivo.

Quem também pode jogar como um meia armador, mas pouquíssimo atuou foi Gustavo Scarpa. Com a concorrência no setor, o jogador foi utilizado apenas em três partidas, e em todas elas atuou aberto, seja pelo lado direito ou esquerdo do ataque.

Por outro lado, Zé Rafael soube usar de sua versatilidade para jogar mais. Com tantos meias para disputar vaga, o camisa 8 acabou recuado por Luxemburgo e passou a atuar como segundo volante. Nesta posição, o jogador atuou em 12 partidas, sendo seis como titular.

Ainda não há data para o retorno do futebol no Brasil, e o elenco palmeirense cumpre férias até a próxima semana. Quando voltarem às atividades, os meias do Verdão terão a chance de dar a volta por cima e reconquistar a confiança de Vanderlei Luxemburgo no setor ofensivo da equipe.