Esportes

Palmeiras comemora 100 anos da compra do Estádio Palestra Itália

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Palmeiras comemora 100 anos da compra do Estádio Palestra Itália

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

Nesta segunda-feira, completam exatos 100 anos que o Palmeiras efetivou a compra de seu antigo estádio: o Palestra Itália, também conhecido como Parque Antarctica. O clube relembrou a data célebre contando a história da aquisição do que foi sua casa durante 90 anos.

Desde a fundação do clube em 1914, com o nome de Palestra Itália, o time sempre sonhou e ter o seu próprio estádio. A equipe treinava na Rua Major Maragliano, no bairro Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, e, a partir de 1917, se tornou um dos locatários do Parque Antarctica, local onde ficava a maior praça de esportes da cidade.

Palestra Itália foi reformado para se tornar o Allianz Parque (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Foi só em 1920 que houve a manifestação do desejo de comprar o terreno, quando os dirigentes do clube souberam que a Companhia Antarctica Paulista, proprietária do Parque Antarctica, estava se mudando para a Mooca, na Zona Leste da capital. Assim, após entrar em acordo com os donos da empresa e o presidente do América-RJ, que alugava parte do território, o Verdão oficializou a compra no dia 27 de abril daquele ano.

Com a aquisição, o clube investiu na construção do estádio. Pouco mais de uma década depois, em agosto de 1933, o time inaugurou o Stadium Palestra Italia, o maior e mais moderno estádio do Brasil na época e o primeiro da capital paulista a ter as arquibancadas estruturadas com concreto armado, um dos principais sistemas de construção civil do século XX. Além disso, tinha uma capacidade total de 30 mil pessoas.

Na estreia, o Palestra goleou o Bangu por 6 a 0, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo. A equipe foi campeã da competição naquele ano após derrotar o Fluminense por 2 a 1, o que representou a primeira conquista do alviverde dentro de sua nova casa.

O estádio também foi palco de outras grandes conquistas do Palmeiras ao longo de sua história. Foi nele que o clube conquistou a Copa Mercosul de 1998, sua primeira conquista internacional, e a Copa Libertadores de 1999, um dos principais títulos do time.

O Estádio Palestra Itália se despediu definitivamente em 9 de julho de 2010, após uma partida amistosa entre o Verdão e o Boca Juniors, vencida pelos argentinos pelo placar de 2 a 0. A partir daí, passou por profundas reformas para a construção do Allianz Parque, uma arena multiuso inaugurada em 2014 na qual o Palmeiras realiza seus jogos atualmente.

No total, o clube alviverde disputou 1572 partidas no estádio, obtendo 1064 vitórias, 319 empates e 189 derrotas. Além disso, marcou 3700 gols e sofreu 1488.