Ederson Pereira já foi campeão da Volta da Pampulha – Foto: Divulgação

A expectativa é de elevado nível técnico na 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31. Isso em razão das inúmeras estrelas do atletismo internacional que percorrerão os 15 quilômetros da cidade. Entre elas estarão alguns dos principais corredores de rua do Brasil, todos qualificados no ranking da World Athletics (IAAF), que brigarão para recolocar o país entre os primeiros colocados. As últimas conquistas nacionais na Corrida de São Silvestre aconteceram em 2010, Marilson Gomes do Santos, e em 2006, com Lucélia Peres.

Os brasileiros inscritos estão na categoria Bronze da World Athletics e, correndo em casa e com apoio da torcida, podem almejar um lugar no pódio. Os destaques são Daniel Chaves da Silva, top 15 na Maratona de Londres deste ano, garantindo a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; Wellington Bezerra, 18º na Maratona de Hamburgo (19) e vice da Maratona Internacional de São Paulo em 2018; e Ederson Pereira, campeão da Volta Internacional da Pampulha, ouro nos 10 mil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, ambos neste ano, e quinto na Meia de Buenos Aires do ano passado.

Tatieçe de Carvalho é esperança brasileira na São Silvestre – Foto: Divulgação

No feminino, duas corredoras brasileiras estão entre as atrações da Elite, Valdilene Silva e Tatiele de Carvalho. Valdilene foi 15ª colocada na Maratona de Frankfurt no ano passado, enquanto Tatiele foi quarta na Dez Milhas Garoto (18) e 5ª na Meia de Buenos Aires (18). Ela possui cinco títulos do Troféu Brasil.

A infraestrutura do evento é dimensionada para o número oficial de inscritos, até 35 mil, não contemplando serviços a atletas sem inscrição (“pipocas”). Como consta em regulamento, não haverá serviços extras e hidratação excedente para atletas sem inscrição. Pipocas não serão bem-vindos, uma vez que consomem serviços de atletas oficialmente inscritos, colocando a segurança e saúde dos mesmo em risco.

Programação

A programação de largadas no dia 31 começará mais cedo, a partir das 7h25min, com a largada da categoria Cadeirantes. Em seguida, a partir das 7h40min, será a vez da Elite feminino, ficando para as 8h05min a Elite masculino, Pelotão C, e Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral.

A 95ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma propriedade da Fundação Cásper Líbero/FCL, realização do site Gazeta Esportiva, com transmissão da TV Gazeta e da TV Globo. Apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A supervisão técnica é da World Athletics (IAAF), CBAt, FPA e AIMS e a organização técnica da Yescom.

24 dez 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando