Esportes

Martine Grael e Kahena Kunze ganham novamente o ouro da classe 49er

No Rio de Janeiro a dupla já havia faturado o ouro

Gazeta
Gazeta Esportiva
Martine Grael e Kahena Kunze ganham novamente o ouro da classe 49er
(Foto: Carlos Barria/ REUTERS)

3 de agosto de 2021 - 00:56 - Atualizado em 3 de agosto de 2021 - 06:47

Martine Grael e Kahena Kunze cumpriram a missão de repetir a medalha de ouro na vela dos Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira (3), a dupla brasileira conquistou o segundo título seguido na classe 49er FX, como havia ocorrido na edição de 2016, no Rio de Janeiro.

Na última regata, a medal race, com valor duplo para a classificação geral, Martine e Kahena ficaram na terceira colocação. Elas iniciaram o dia com a melhor campanha na classe 49er FX, empatadas com as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz – as duas duplas com 70 pontos perdidos. As representantes europeias chegaram atrás das brasileiras, apenas em nono lugar.

Martina e Kahena ficaram nas principais colocações da última regata durante todo o tempo. No começo, chegaram até a liderar, mas, ao final da primeira perna, caíram para terceiro. No entanto, como as principais adversárias estavam bem para trás, as brasileiras apenas administraram a vantagem nas três pernas seguintes do percurso, até o barco cruzar a linha final.

A última regata da classe 49er FX deveria ter sido realizada nesta segunda-feira. No entanto, a organização do evento acabou adiando a disputa por questões climáticas, primeiro por falta de vento e depois pela perspectiva de um clima instável no Japão, o que prejudicaria uma medal race mais técnica.