Esportes

Maite Demantova vence Best Trick Feminino em Florianópolis

O evento aconteceu na Pista de Skate da Costeira de Pirajubaé e reuniu nomes do skate feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Jéssica
Jéssica Dombrowski Netto
Maite Demantova vence Best Trick Feminino em Florianópolis
Primeira edição do evento Cost Delas, na Costeira de Pirajubaé, Floripa/SC. Foto: Reprodução/Instagram.

11 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 11 de março de 2020 - 00:00

A curitibana Maite Demantova venceu na categoria Park do Best Trick Cost Delas, na Costeira de Pirajubaé, em Florianópolis/SC. O evento aconteceu em homenagem ao Dia da Mulher, no último domingo, e reuniu aproximadamente 20 skatistas.

Além do Park, também rolaram as categorias Street e uma Gincana, as duas vencidas por Rafaela Fell. As juízas foram Emily Antunes, Isadora Pacheco e Débora Badel.

O Cost Delas contou com oficina de skate, roda de conversa, feirinha, exposição de arte, espaço kids, yoga, exibição de vídeos e pocket show em um dia de sol e vibe incrível.

Maite tem 10 anos e não tem medo de desafios. Foto: @djohsk8photos.

Maite foi Campeã Brasileira de Bowl 2018 na categoria Feminino Open e atualmente, com 10 anos, sonha alto e corre atrás dos seus objetivos como gente grande.

“Eu gostei muito de ter corrido a Best Trick e ver que as meninas estão evoluindo. Agora vou continuar treinando para competir em algumas etapas dos regionais, no STU, no brasileiro e, se sobrar vaga, quero ir para o Peru para o World Skate. Meu campeonato favorito é o Exposure na Califónia, o qual já fui duas vezes e fui para a Final no ano passado”.

Maite durante o evento Exposure na Califórnia 2019. Foto: Reprodução.

Sobre o Exposure

Em 2012, a skatista profissional Amelia Brodka viu uma enorme falta de apoio da indústria do esporte e foi inspirada a fazer uma mudança. Ela produziu o documentário UNDEREXPOSED que explora as causas principais deste problema, cobrindo tópicos das principais competições de skate, como os X-Games, a remoção de eventos femininos e de skate, além de patrocínio e suporte de marketing por marcas de skate.

A cada ano, o projeto apresenta o Exposure: um evento de benefício para mulheres, que oferece oportunidade e visibilidade às mulheres que incorporam coragem e força. Mais de 170 skatistas de todo o mundo vão para Encinitas, Califórnia (perto de San Diego), para a oportunidade de compartilhar suas habilidades de skate em um cenário global. O evento também serve como um benefício para os sobreviventes de violência doméstica.

O objetivo principal do evento é promover a visão de aumentar a representação de mulheres poderosas na mídia e desafiar as normas da sociedade.