por Nina Machado
Com Assessoria

Que a pandemia movimentou o setor de bicicletas, isso não é segredo para ninguém. Quem tinha uma bike em casa viu a chance de fazer um dinheiro extra, enquanto quem estava em busca de uma magrela encontrou uma boa oportunidade e teve seu desejo realizado. Nesse vai e vem de bikes pelo Brasil, um novo tipo de serviço ganhou força e veio para facilitar a vida dos ciclistas: um delivery que faz a desmontagem, embalagem e montagem das bicicletas. 

“À primeira vista, esses serviços são encarados como um ‘luxo’. Mas, só quem já comprou ou vendeu uma bike online e teve que enviá-la por Correios ou transportadora sabe bem os problemas que se encontra ao tentar fazer tudo sozinho. Além de levar um tempo muito maior do que um técnico especializado, ainda é preciso contar com as ferramentas adequadas, com fatores como o peso da bike, a busca pela embalagem correta e os riscos de estragar peças por não saber manuseá-las da melhor forma”, explica Rafael Taleisnik , proprietário da Bike123. 

Parceiro do marketplace de produtos esportivos Semexe, onde é possível comprar e vender bikes usadas, Taleisnik conta que seu número de pedidos por meio do site cresceu mais de 80% desde o início da pandemia, sendo realizado de Norte a Sul do Brasil. Para que tudo aconteça de forma segura para os técnicos e clientes, são seguidas normas como o uso obrigatório de máscaras, o uso de álcool 70% e o distanciamento durante o processo contratado.

“Como ciclistas, sabemos os cuidados que uma bike exige e o quão complexo esse desmontar, embalar e montar se tornam, caso você não tenha o conhecimento adequado. Ter a possibilidade de receber em casa um profissional que irá executar esse trabalho com a qualidade necessária, traz tranquilidade para quem contrata e ainda mais garantia do produto para quem compra”, explica Rafael Papa, sócio-fundador da Semexe.

Mas, afinal, como funciona cada serviço?

O serviço de desmontagem e embalagem leva cerca de uma hora e acontece em uma mesma visita, quando um técnico vai até a casa do cliente que vendeu sua bike. Com ela já desmontada e encaixotada, o vendedor fica apenas responsável por fazer o envio para seu comprador. 

No caso da montagem, o processo é inverso. “O técnico irá até o cliente, fará a retirada da bike da caixa e posteriormente a montagem e todos os ajustes. Aqui está incluído todo o processo de regulagem dos freios dianteiro e traseiro, altura de selim, manete de freio e do guidão. Tudo de acordo com o perfil do cliente, para que ele possa pedalar em segurança”, reforça Taleisnik.

Quais as principais vantagens desses serviços?

Desmontagem e embalagem:

  • Evita-se que parafusos e peças sejam espanados, por conta da utilização das ferramentas inapropriadas. Com isso, o cliente evita um gasto desnecessário que pode vir a acontecer ao tentar fazer tudo sozinho.
  • Ao embalar corretamente, não se corre o risco de nenhuma peça chegar riscada, trincada ou amassada ao destino final. 

Montagem:

  • O processo de montagem  é essencial para garantir a segurança do ciclista e da própria bicicleta em si. Uma bicicleta mal montada, quando for utilizada, pode estragar a corrente e os freios podem acabar estragando o aro, por exemplo. 
  • As bikes são pesadas e tentar retirá-las da caixa sozinho pode se tornar um problema. Alguém experiente já sabe a melhor forma de fazer isso acontecer e  como manuseá-la corretamente.

Serviço:

Quanto custa?

Desmontagem e embalagem: R$250,00

Montagem: R$200,00

Como contratar?
Desmontagem e embalagem 

Montagem

13 maio 2021, às 15h50. Atualizado às 15h51.
Mostrar próximo post
Carregando