por Angelo Binder
Conteúdo Comando News

O mês de janeiro de 2021 marca o incio das comemorações dos 50 anos de Macaris do Livramento no boxe. Uma carreira de conquistas nos ringues e depois fora dele ao treinar outra campeã mundial: a esposa Rosilete dos Santos. Conheci de longe o Macaris no ginásio e campo da velha Baixada, quando ia aos jogos do Athletico no velho estádio para ver o Furacão encarar o Barra do Garça, Goiatubas e Centrais pelas Segundonas do Brasileirão. Década de 90, eu adolescente vibrava quando o Maca entrava em campo para dar aquela volta olímpica no gramado com o cinturão de mais título mundial de boxe. Aliás, posso dizer que devo muito a ele minha torcida pelo Furacão. Nos tempos em que futebol do time andava em baixa, as vitórias dele nos ringues do mundo, principalmente da América Latina, eram motivos de orgulho de ser atleticano. Não tínhamos um time, mas o Macaris era nosso.

Depois me tornei jornalista, da área de esportes, e com o tempo fui me especializando em outras modalidades, fora o futebol. E comecei a praticar também outras modalidades, visto que não tinha muita habilidade com a pelota.

Numa dessas o editor Leonardo Mendes Júnior teve a ideia de me colocar no ringue para treinar com a Rosilete dos Santos, que em 2009, estava no auge. A esposa do Macaris, treinada pelo campeão, era a campeã mundial ( primeira brasileira). Bom, levei uma surra enorme e pedi arrego no segundo round. Cheguei com o olho roxo e parei a redação toda da Gazeta do Povo naquele tarde.

Aliás, foi nesse dia que conheci pessoalmente o Macaris e fiquei realmente emocionado e só tenho a agradecer a ele o que fez e faz pelo esporte e pela amizade. Para quem quiser saber mais sobre os 50 anos de Macaris no boxe, seguem algumas curiosidades:

Macaris do Livramento, 60 anos, completa em janeiro de 2021 seu aniversário de 50 anos no Paraná. Nascido em Lauro Muller (SC), ele se mudou com a família para Lages (SC) em 1966 e, em 1971, para Curitiba. Desde então, construiu uma história no boxe, virou torcedor ilustre do Athletico Paranaense, participou de um filme e teve parte da sua vida narrada em um livro.

Após sete vitórias seguidas, Macaris se tornou o primeiro do ranking brasileiro da categoria meio-médio. Em janeiro de 1995, foi o primeiro boxeador paranaense a disputar o título brasileiro. A luta foi contra o gaúcho Luiz Von Grafem, no Ginásio do Athletico Paranaense.

Em 1996, Macaris ficou mundialmente conhecido por uma luta no Círculo Militar. Ele enfrentava o paraguaio Ralf Riveros, quando, após um golpe e uma falha nas cordas, os dois caíram para fora do ringue.

Em 2005, Macaris ampliou sua ‘galeria da fama’ ao participar do filme nacional Heróis da Liberdade.

13 jan 2021, às 18h00.
Mostrar próximo post
Carregando