Esportes

Luiz Adriano pode voltar como titular com Palmeiras em baixa no ataque

Gazeta
Gazeta Esportiva

14 de outubro de 2020 - 08:00 - Atualizado em 14 de outubro de 2020 - 08:30

Recuperado de lesão na última semana, Luiz Adriano entrou apenas no segundo tempo e atuou por cerca de 30 minutos na derrota para o São Paulo, na rodada passada. Com o Palmeiras em baixa na produção ofensiva, o centroavante pode voltar a ser titular nesta quarta-feira.

No Choque-Rei, Luxemburgo tinha o camisa 10 como opção para o comando do ataque, mas preferiu colocar mais um meio-campista para dificultar a vida do adversário. A escolha, entretanto, não surtiu tanto efeito. O Verdão viu o rival jogar melhor e acabou sofrendo a primeira derrota no clássico dentro do Allianz Parque.

Confira os números do Palmeiras em 2020 (Arte: Gazeta Esportiva)

Pela primeira vez na atual edição do Campeonato Brasileiro, o ataque do Verdão passou em branco. Até então, o Verdão e o Goiás eram as únicas equipes que haviam balançado as redes em todas as vezes que entraram em campo pela competição.

Caso Luiz Adriano seja escolhido por Luxa para voltar à titularidade, o desafio será encaixá-lo junto com as demais peças. Wesley tem atuado bem pelo lado esquerdo, firmando-se como um dos atletas mais regulares do elenco. Já na função de centroavante, Willian emplacou uma sequência de três jogos seguidos marcando gol e se isolou como artilheiro do elenco.

Como Rony ainda não se firmou pela direita, é possível que Luiz Adriano entre centralizado com Willian deslocado aberto. Gabriel Verón também pode ser uma peça importante para ter opção de drible e velocidade no setor.

Até se lesionar, Luiz Adriano dividia o posto de artilheiro do time na temporada com Willian, que disparou com os gols anotados nas últimas rodadas. A presença do camisa 10, entretanto, pode facilitar a produção ofensiva não apenas com bola nas rede. O centroavante ajuda também no pivô e nas disputas aéreas, facilitando o prosseguimento das jogadas em ligações diretas. Contra o São Paulo, por exemplo, diversos lançamentos tentados pelos defensores não tinham continuidade porque a defesa rival levava a melhor no jogo aéreo.

Em 2020, Luiz Adriano entrou em campo em 28 partidas com a camisa alviverde e anotou 11 gols. Quatro deles foram anotados na atual edição do Campeonato Brasileiro. Na competição, o centroavante ainda contribuiu com uma assistência.