Justiça nega pedido e Atlético e Cruzeiro terá torcida única

Primeiro jogo com torcida única será contra o Cruzeiro (Foto: Divulgação/Atlético Paranaense)

Torcedores do Cruzeiro que desejam assistir ao jogo deverão ficar na torcida atleticana

A 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central negou o pedido protocolado pelo Cruzeiro para impedir a torcida única no duelo contra o Atlético Paranaense, pela oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (16), às 21h45.

De acordo com o juiz Jailton Juan Carlos Tontini, a torcida única já é aplicada em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo Minas Gerais, o que não configura ilegalidade.

Na semana passada, o Ministério Público do Paraná recomendou que todos os jogos na capital paranaense sejam realizados com a presença de torcida única. O primeiro teste está programado para a partida contra o time mineiro.

Os torcedores do Cruzeiro que desejam assistir ao jogo deverão ficar infiltrados na torcida atleticana e não poderão utilizar qualquer material que identifique o time mineiro. Ainda segundo a decisão do magistrado, o estatuto do torcedor não prevê, necessariamente, um espaço destinado à torcida visitante.

Projeto

De acordo com o projeto, a torcida única será aplicada tanto em clássicos quanto em partidas envolvendo outros times. A ideia é reduzir a violência nos dias de jogo na capital paranaense e diminuir o uso do efetivo policial destacado para as partidas.

A medida segue tendências semelhantes adotadas em São Paulo e Minas Gerais. Dados da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital mostram que em São Paulo houve redução em 31% do efetivo do Batalhão de Choque e 15% do efetivo externo da Polícia Militar, necessários nos dias de partida, a diminuição em 65% do total de escoltas realizadas para o acompanhamento das torcidas e o aumento em 23% do público presente nos jogos.

16 maio 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando