Basquete

Hortência é homenageada na coleção “Grandes Ídolos do Esporte”

Gazeta
Gazeta Esportiva

5 de outubro de 2021 - 12:35 - Atualizado em 5 de outubro de 2021 - 13:00

Hortência Marcari, eterna camisa 4 do basquete feminino, é a homenageada do mês de outubro da coleção “Grandes Ídolos do Esporte”. A Casa da Moeda e a Memorabília do Esporte anunciaram nesta terça-feira o lançamento das medalhas da atleta, a sexta série da coleção que já prestou tributos a Robert Scheidt, Maria Esther Bueno, Rodrigo Pessoa, Jackie Silva/Sandra Pires e Daniel Dias nos últimos meses. 

“Fiquei muito feliz por essa homenagem da Casa da Moeda e da Memorabília do Esporte, por fazer parte dessa coleção que valoriza a história do nosso país, reunindo tantos nomes importantes do esporte brasileiro. Tive muitas conquistas importantes, o privilégio de ter vestido a camisa da Seleção Brasileira por tantos anos, e ser lembrada nessa linda série de medalhas é motivo de orgulho”, disse Hortência.

Recordista de pontos pelo Brasil (3.160), a “Rainha” é uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos. Membro do Hall da Fama do Basquete Feminino (2002) e do Hall da Fama da FIBA (2005), ela inspirou gerações por paixão pelo esporte, pelo talento e entrega em quadra.

Em sua trajetória vitoriosa, brilham o título mundial na Austrália (1994), a prata olímpica em Atlanta (1996) e o ouro no Pan de Havana (1991), entre muitas outras conquistas pelo Brasil e por clubes.