Esportes

Há 45 anos, Palmeiras superou o Real Madrid para conquistar torneio internacional

Gazeta
Gazeta Esportiva

31 de agosto de 2020 - 09:51 - Atualizado em 31 de agosto de 2020 - 10:15

No dia 31 de agosto de 1975, o Palmeiras venceu o Real Madrid por 3 a 1 e conquistou o Troféu Ramón de Carranza, um tradicional torneio amistoso da Espanha. O triunfo do Alviverde contra os Merengues completa 45 anos nesta segunda-feira.

A participação do Palmeiras na competição começou no dia 30 de agosto, quando a equipe então comandada por Dino Sani bateu o Real Zaragoza por 1 a 0, com gol de Ademir da Guia. Em menos de 24 horas, o time brasileiro voltou a campo para enfrentar o Real Madrid.

O triunfo Alviverde diante dos espanhóis foi todo construído na segunda etapa. Leivinha marcou duas vezes, aos nove e doze minutos. Ainda deu tempo de, aos 20, Nei cruzar para Itamar dar uma cabeçada para o fundo das redes. O único tento do Real Madrid no duelo foi de Breitner, aos 38 minutos.

Após a partida, o Palmeiras passou a ganhar espaço na imprensa espanhola. O jornal ABC, de Madrid, destacou o bom desempenho da equipe de Dino Sani.

“O Palmeiras é um conjunto que desenvolve um jogo em duas ou três velocidades, da forma como quer conduzir o seu ‘veículo coletivo’. Tem a cadência suave e o ritmo lento de Ademir e Edson, mas, de repente, todos aceleram e lançam para os velozes pontas Edu e Nei”, publicou o jornal.

Com a vitória diante do Real Madrid, o Palmeiras passou a ser o time brasileiro com mais conquistas do Ramón de Carranza, ao lado do Vasco. Os outros títulos do Verdão ocorreram em 1969 e 1974.