Campeonato Paulista

Há 29 anos, Palmeiras vencia o Corinthians e frustrava aniversário do rival

Gazeta
Gazeta Esportiva

1 de setembro de 2020 - 07:00 - Atualizado em 1 de setembro de 2020 - 07:15

O dia 1º de setembro marca o aniversário do Corinthians, o que certamente está longe de ser uma data especial para o torcedor do Palmeiras. Há exatos 29 anos, entretanto, o Verdão frustrou e festa alvinegra e deu um presente ingrato, ao vencer o rival por 1 a 0.

O duelo foi válido pela primeira fase do Campeonato Paulista de 1991. A tabela da Federação Paulista de Futebol colocou o Derby exatamente no dia em que o Corinthians completava 81 anos. A Fiel esperava uma vitória sobre o rival, mas acabou decepcionada.

O Palmeiras se deu melhor no clássico disputado no Morumbi, que recebeu pouco mais de 21 mil torcedores. Naquela ocasião, a equipe era treinada por Nelsinho Baptista, que escalou o Verdão com Ivan, Odair, Toninho Cecílio, Luís Eduardo e Biro; Dorival Júnior, Betinho e Edu Marangon; Jorginho, Evair e Wagner.

Os jogadores do Palmeiras em pé (da esquerda para a direita): o goleiro Ivan, Biro, Dorival Júnior, Luís Eduardo, Toninho e Odair – Agachados: Bentinho, Evair, Edu Marangon, Jorginho e Wagner

Do outro lado, o Corinthians, comandado por Cilinho, foi a campo com Ronaldo, Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Wilson Mano, Jairo e Ezequiel; Paulo Sérgio, Dinei e Tupãzinho.

O gol da vitória palmeirense saiu cedo. Logo aos 16 minutos do primeiro tempo, o time alviverde teve falta perigosa na entrada da área. Evair passou pela bola, e Edu Marangon bateu com veneno, de canhota, no contrapé de Ronaldo, que ficou estático no meio da meta.