Esportes

Há 21 anos, Palmeiras goleava Grêmio com show de Alex e lance bizarro de Ronaldinho

Gazeta
Gazeta Esportiva

13 de outubro de 2020 - 08:00 - Atualizado em 13 de outubro de 2020 - 08:15

Há 21 anos, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari conseguia uma grande vitória de goleada contra o Grêmio de Cláudio Duarte. No dia 13 de outubro de 1999, o Verdão recebeu o Tricolor Gaúcho no antigo Palestra Itália, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, e venceu por 6 a 0.

Alex, o nome da partida, abriu o marcador para a equipe alviverde aos 30 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta perfeita. Aos 44, Paulo Nunes caiu na área após entrada de Ronaldo Alves e viu o árbitro marcar o pênalti. Evair cobrou e fez 2 a 0.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Alex ampliou a vantagem em mais uma falta, sem chances para o goleiro Danrlei. Cinco minutos depois, o lateral esquerdo Júnior recebeu livre do camisa 10 dentro da área e deu um toque sutil para transformar a vitória em goleada.

Abatido, o Grêmio ainda levou outro gol em bola parada. Aos 26 minutos, Zé Maria cobrou falta de longa distância e encobriu o arqueiro gremista, adiantado, para fazer o quinto gol alviverde. E aos 44, Edmilson balançou as redes para dar números finais ao confronto: 6 a 0.

Além do show palmeirense, outro lance que marcou a partida foi protagonizado pelo jovem Ronaldinho Gaúcho. O meia, que depois viria a brilhar pelo futebol europeu e pela Seleção Brasileira, escorregou ao cobrar uma falta e acabou isolando a bola e acertando a piscina do clube.

Campeão da Copa Libertadores naquela temporada, o Palmeiras terminou a primeira fase do Brasileirão de 1999 na décima posição e, portanto, não conseguiu se classificar. O vencedor da competição nacional foi o rival Corinthians.