Presente na Europa e nos Estados Unidos, o modelo administrativo de clube empresa vem crescendo nos últimos anos. O projeto passou a ganhar espaço no futebol latino-americano, e times da região começaram a se estruturar sob a influência do novo estilo de gestão, como os do Chile.
O mercado de futebol profissional chileno sofreu profundas alterações em 2005. As mudanças trouxeram benefícios aos clubes, e o país se tornou a terceira força no mercado da América Latina, ficando atrás apenas de Brasil e México.
Como resultado, de acordo com a Sports Value, o Chile desenvolveu sua organização empresarial e hoje apresenta chances de crescer, principalmente se procurar novos mercados internacionais. A situação é ilustrada pelo faturamento de US$ 154 milhões (R$ 763,7 milhões) pelos times da primeira divisão, valor maior que o de clubes argentinos e colombianos. Porém, as maiores quantias estão concentradas nas mãos das principais equipes do país.
Maiores times chilenos – Receitas e custos de 2019 em US$ milhões (Foto: Reprodução/Sports Value)
O Grupo RIC utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e desenvolver iniciativas de marketing e publicidade. Clique em "definições de cookies" para escolher quais tipos de cookies deseja compartilhar conosco. Para aceitá-los, clique em "Aceitar todos os cookies".
Funcionais
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferencial
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.