A última conquista de Copa do Mundo do Brasil foi em Yokohama, no Japão, em 2002. A Seleção Brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari, chegou com desconfiança ao Japão e à Coreia depois de fraca eliminatória, na qual terminou na terceira posição, com 13 pontos a menos do que a Argentina, líder da competição e favorita ao título da Copa.

No entanto, o time de Ronaldo (na época, Ronaldinho), Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo fez Copa irretocável, vencendo todas as seis partidas que disputou. Na fase de grupos, o Brasil demonstrou seu poder ofensivo com vitórias sobre Turquia, de virada, por 2 a 1, China por 4 a 0 e Costa Rica por 5 a 2. Nas oitavas de final, Ronaldo e Rivaldo comandaram vitória por 2 a 0 sobre a Bélgica. Já nas quartas, outra virada por 2 a 1, desta vez contra a Inglaterra. Outro jogo difícil contra a Turquia, vitória por 1 a 0 na semifinal, valeu a vaga na final. Na decisão, a vitória por 2 a 0, com dois gol de Ronaldo, deu o pentacampeonato ao Brasil.

Já a derrotada Alemanha, ao contrário do Brasil, não fez uma Copa primorosa. Depois de golear a Arábia Saudita por 8 a 0 na estreia, o time de Rudi Voller empatou com a Irlanda no segundo jogo por 1 a 1 e só garantiu a vaga nas oitavas no último jogo, quando venceu Camarões por 2 a 0. Na fase de mata-mata, a Alemanha chegou à final com vitórias por 1 a 0 sobre Paraguai, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Apesar da chuva de gols na estreia, o ponto forte da Alemanha era a defesa. Armada no esquema 3-5-2, o setor defensivo alemão só sofreu três gols na competição, sendo dois na final contra o Brasil. Além da formação fechada, o goleiro Oliver Kahn, em eleição depois das semifinais, foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2002.

Clique nas imagens abaixo para conferir mais informações sobre os jogadores.

30 jun 2021, às 11h33. Atualizado às 14h09.
Mostrar próximo post
Carregando