Equipe paranaense de FUT5, para deficientes visuais, conquista título de acesso e disputará elite da modalidade

O Paraná contará com uma equipe na elite do Futebol 5, destinado a deficientes visuais, na principal competição do país organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Neste final de semana o time Prefeitura de Curitiba/Maestro da Bola conquistou o título da divisão de acesso da Copa Loterias Caixa de FUT5, realizado em São Paulo. 

A equipe é a única do Paraná a defender o estado nas competições promovidas pela CBDV e é desenvolvida pela Associação Maestro da Bola, uma instituição sem fins lucrativos dedicadas às causas sociais. O projeto é comandado pelo Pentacampeão Mundial de Futebol Ricardinho.

Título conquistado na raça!

“Realmente foi um dos momentos mais inesquecíveis da minha vida. Por conta não só da alegria de ser campeã, mas também por coroar todo um trabalho. Um trabalho de dedicação, de esforço, de luta de toda nossa equipe e comissão técnica. Então realmente é o que eu sempre digo, muitos dirão que foi sorte, outros falarão que foi fé, mas eu tenho absoluta certeza que foi puro trabalho e dedicação. Somente alegria o que sentimos hoje”, declarou com alegria a gestora do projeto, Renata Pozzi, após a conquista do título.

Tanto orgulho e emoção podem ser explicados da maneira como o troféu foi conquistado. A equipe superou todos os adversários no CT Paralímpico e para ficar com a taça, na grande final, venceu a Escola de Cegos do Maranhão em uma disputa de pênaltis.

O troféu encheu de orgulho o organizador do projeto, o pentacampeão Ricardinho. “Está sendo um ano sensacional para a Maestro da Bola! Um ano de afirmação e de expansão do projeto; hoje temos treze núcleos espalhados por Curitiba e quase 1.200 crianças acolhidas. Para o ano que vem, nossa perspectiva é melhorar cada vez mais o atendimento dessas crianças”, contou o ex-jogador.

Projeto Maestro da Bola

Além da equipe de futebol de 5, e também com o apoio da prefeitura, o projeto desenvolve atividades de futsal e futebol no contraturno escolar, dentro do projeto EE10, para crianças de 7 à 14 anos preferencialmente da rede pública de ensino. Além das atividades, as crianças também participam de Festival com alimentação, uniformização e várias ações culturais planejadas no decorrer do ano. 

Entre os objetivos do projeto está buscar condições igualitárias dentro do esporte para públicos com menos oportunidades, seja devido a condição econômica, física ou de gênero. 

Conheça mais sobre o projeto Maestro da Bola clicando aqui.

Confira imagens dos campeões

24 out 2019, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 15h05.
Mostrar próximo post
Carregando