Brasileirão Série A

Athletico disputará troféu com campeão do Brasileirão na abertura da temporada 2020

Supercopa marcará o início das atividades do futebol brasileiro

Guilherme
Guilherme Becker / Editor

5 de outubro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 5 de outubro de 2019 - 00:00

A galeria de troféus do Athletico Paranaense pode aumentar logo em janeiro do ano que vem. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta semana o calendário da temporada 2020 do futebol brasileiro. Na abertura dos torneios oficiais, o campeão da Copa do Brasil enfrentará o campeão do Campeonato Brasileiro deste ano, na Supercopa.

Assim como em 2019, na próxima temporada o Athletico terá novamente um calendário repleto de competições. O Rubro-Negro terá a disputa da Supercopa em janeiro, na sequência o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, o Brasileirão e a Copa Libertadores da América.

Duelo de campeões

Para 2020, a CBF promoveu o retorno de uma competição que já foi realizada na década de 90. O atual campeão da Copa do Brasil enfrentará o vencedor do Brasileirão, em uma disputa chamada Supercopa. O formato da competição ainda não foi definido, porém, a expectativa é que o jogo aconteça no dia 19 de janeiro.

Provavelmente o duelo será disputado em partida única.

Em 1990, o Grêmio enfrentou o Vasco, em uma disputa semelhante. No ano seguinte, Corinthians e Flamengo disputaram o troféu.

Calendário 2020

Em 2020 foram reservados 10 datas para jogos da seleção brasileira, entre disputas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar e dois amistosos para a Copa América, que será em junho. As férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, totalizando os 30 dias previstos na legislação. A pré-temporada poderá ser realizada até o início das competições estaduais, ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020.

Estaduais 2020

Os campeonatos estaduais passarão a ter no máximo 16 datas disponíveis para 2020, compreendidas no período entre 22 de janeiro e 26 de abril. Em trabalho conjunto com as Federações, a CBF vem gradativamente adaptando o número de datas destas competições, imprescindíveis ao desenvolvimento do futebol brasileiro. De 2017 a 2019 foram utilizadas 18 datas. E para 2020, estão previstas no máximo 16 .

Campeonato Brasileiro

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 tem seu início marcado para o dia 3 de maio, estendendo-se até o dia 6 de dezembro. Será disputado no atual formato, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

A segunda divisão do Campeonato Brasileiro irá de 2 de maio a 28 de novembro, continuando em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

Mais uma divisão que tem seu formato consolidado, com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. A Série C inicia no dia 3 de maio e vai até 8 de novembro. As quatro equipes que alcançarem a fase semifinal do campeonato ascendem à Série B de 2021.

O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.

Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

Desta forma, a competição passa de 16 para 26 datas. O início será no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

Copa do Brasil

As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.