A final do mundial de clubes da FIFA terá a participação da paranaense Edina Alves na equipe de arbitragem. A FIFA anunciou na manhã desta quarta-feira a escalação de Edina como quarta árbitra da decisão entre Tigres (MEX) e Bayern de Munique (ALE). Além da paranaense, a partida também terá a participação de outra brasileira: Neuza Back será a auxiliar reserva da grande final.

Natural de Goioerê, Edina Alves fez história sendo a primeira árbitra mulher selecionada para comandar uma partida de futebol masculino organizada pela entidade máxima do futebol. Além disso, Edina também foi a primeira mulher a apitar uma partida da Série A do Brasileirão após 14 anos na competição (A última a apitar uma partida na Série A foi Silvia Regina, em 2006).

Edina faz parte do quadro de árbitros da FIFA desde 2016 e já apitou a semifinal da Copa do Mundo de Futebol Feminino na França, em 2019. No Catar, a paranaense comandou o duelo entre Al Duhail (QAT) e Ulsan Hyunday (COR) na disputa pela quinta colocação do torneio.

Neuza Back, auxiliar de arbitragem, e a árbitra Edina Alves em Doha durante o Mundial de Clubes (FOTO: Reprodução/FIFA)

Além da final do mundial, Edina também atuou como quarta árbitra em outras duas partidas da competição, sempre com a parceria de Neuza Back como auxiliar reserva.

Bayern de Munique e Tigres entram em campo nesta quinta-feira, às 15h (horário de Brasília) para a grande final do Mundial de Clubes da FIFA. Mais do que a consagração do melhor time do mundo, a decisão também vai colocar os nomes de Edina Alves e Neuza Back na história da arbitragem feminina no futebol.

10 fev 2021, às 13h27. Atualizado às 13h31.
Mostrar próximo post
Carregando