Foto: Sebastien Bozon/AFP

O francês Jérôme Valcke, ex-número 2 da Fifa, apelou ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos em Estrasburgo contra sua suspensão de dez anos por suposta corrupção confirmada pelo Supremo Tribunal da Suíça, informou o advogado do ex-secretário-geral da entidade que rege o futebol mundial.

“Fiz um apelo à CEDH em 2 de novembro”, disse o advogado Stéphane Ceccaldi à AFP, confirmando informações do jornal Le Monde.

Em maio passado, o tribunal federal de Lausanne, a suprema autoridade judicial da Suíça, rejeitou o recurso interposto por Valcke contra a sanção imposta pelo órgão de justiça interna da Fifa.

Em fevereiro de 2016, Valcke foi sancionado pela entidade esportiva com 12 anos de suspensão por seu suposto envolvimento em uma revenda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, além de ser acusado de viajar em aviões particulares pagos pela federação internacional para fins pessoais.

A penalidade foi reduzida para 10 anos por um comitê de apelação da Fifa e confirmada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) em julho de 2018.

Também suspenso por quatro anos pela organização esportiva até outubro passado por um pagamento controverso recebido pelo ex-presidente da entidade, Sepp Blatter, o ex-jogador e ex-presidente da Uefa Michel Platini também interpôs recurso na CEDH, cujas sentenças podem levar anos.

12 nov 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando